Maslenitsa: Rússia celebra a primavera depois do longo inverno
A Maslenitsa (festival de panquecas) é o festival folclórico mais antigo dos países eslavos orientais. Durante os sete dias que antecedem a Quaresma, na Rússia são realizados festivais folclóricos em que as famílias se reúnem para comemorar. A comemoração é dedicada à chegada da primavera após um longo inverno.
A Maslenitsa tem raízes antigas e combina tradições cristãs e pagãs. As datas do festival mudam todos os anos, dependendo da data da Páscoa: em 2024, a semana da Maslenitsa se comemora de 11 a 17 de março.
História da Maslenitsa
A primeira menção da Maslenitsa remonta ao século XVI. Ela sempre foi um feriado bancário sem restrições sociais ou de idade. A semana da Maslenitsa era comemorada com alegria tanto no campo quanto nas cidades.
As pessoas começavam a se preparar para o feriado no meio da semana anterior: colocavam a casa em ordem e preparavam a comida. O sábado anterior à semana da Maslenitsa era chamado de "pequena Maslenitsa". Nesse dia, os mortos eram comemorados.
Os atributos tradicionais da celebração nacional da Maslenitsa são a queima de espantalhos, festividades folclóricas, andar de trenó, comer panquecas, bolinhos (vareniki) e bolos de queijo (syrniki). Durante a Maslenitsa, é costume cobrir as mesas com muita comida gordurosa.
Cada dia da Maslenitsa tem um nome e tradições especiais:
Segunda-feira - "Encontro". Nesse dia, na Rússia, todos vão visitar uns aos outros para comer panquecas e terminar de construir cidades de neve.
Terça-feira - "Namoradeira". Antigamente, os jovens de ambos os sexos costumavam descer juntos nos escorregadores. Nesse dia, era costume organizar uma exibição de noivas.
Quarta-feira - "Doces". O genro e seus convidados vão comer panquecas na casa da sogra. Eram organizados jogos populares ao ar livre, como lutas de punhos.
Quinta-feira - "Diversão". O primeiro dia da Maslenitsa. Todos param de trabalhar e começam a comemorar.
Sexta-feira - "Noite da sogra". A sogra e suas amigas vão à casa do genro para comer panquecas.
Sábado - "Encontro com a cunhada". As esposas convidam os parentes de seus maridos para visitá-las e, é claro, suas cunhadas (irmãs do marido).
Domingo é o Dia do Perdão
O dia mais movimentado em Maslenitsa é o domingo ("Tselovalnik", "Dia do Perdão"), quando as principais festividades são celebradas e as pessoas cantam canções e pedem doces.
Um espantalho feito de palha também é chamado de Maslenitsa. Nos primeiros dias do festival, ele é encontrado e levado em um trenó e, no último dia, é queimado em uma fogueira. Na cultura ortodoxa, o último dia da Maslenitsa também é chamado de Domingo do Perdão.
Como a Maslenitsa é comemorada hoje em dia
Em muitas cidades russas, são realizados festivais, concertos e vários eventos durante a semana da Maslenitsa. Nos tempos soviéticos, a Maslenitsa não era comemorada, mas na Rússia moderna o feriado se tornou popular novamente.
De acordo com o Centro de Pesquisa de Opinião Pública de Toda a Rússia (VSIOM), atualmente os russos consideram a Maslenitsa quase igualmente como um feriado comum (41% dos entrevistados) e como um evento etnocultural (38%).
De acordo com 4 de cada 10 entrevistados, o principal significado da Maslenitsa é dar as boas-vindas à primavera e superar o inverno (41%). Ao mesmo tempo, as respostas daqueles que consideram a Maslenitsa "apenas um feriado" foram igualmente divididas: 46% dos entrevistados veem sua essência no apoio à tradição popular, 45% - para celebrar a mudança de estação.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments