top of page

Militares impediram o golpe de alguns militares no Brasil


Os ex-comandantes do Exército, Freire Gomes, e da FAB, Carlos Baptista Junior (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O relatório final da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 não deixa dúvidas quanto aos principais personagens do oficialato militar do entorno de Jair Bolsonaro (PL) que teceram a trama golpista, mas também graças à posição firme e legalista do general Marco Freire Gomes, então comandante do Exército, e outros seis militares que impediu a consumação do golpe, mantendo a ordem institucional no Brasil.


Na primeira semana de novembro de 2022, o general da reserva Mário Fernandes enviou uma carta ao então comandante do Exército, pressionando por um golpe que impedisse a posse do presidente Lula (PT) e mantivesse Bolsonaro no poder. O conteúdo, enviado por WhatsApp e repassado a generais do Alto Comando, é uma das peças centrais no relatório.


No texto de dez parágrafos, o general da reserva conclama Freire Gomes a agir e enfatiza a urgência do momento: “É agora ou nunca mais, COMANDANTE, temos que agir! E não existe motivação maior do que a proteção e o futuro desta Grande Nação e de seus filhos… Os nossos filhos!”, escreveu Fernandes no final da carta.


O comandante considerou a carta inaceitável e chegou a cogitar prender o oficial general golpista, mas recuou da punição temendo repercussões políticas e por considerar que a reação de Bolsonaro seria inesperada.


De acordo com o relatório da PF, pouco mais de uma semana depois da eleição presidencial - mais precisamente em 7 de dezembro de 2022 -, a primeira minuta golpista foi apresentada por Bolsonaro aos comandantes do Exército, Marinha e Defesa.


Na ocasião, Freire Gomes, segundo depoimento à PF, disse que não iria dar suporte armado ao plano e ainda ameaçou prender Bolsonaro se o ex-presidente tentasse consumar o plano golpista.


O relatório final da investigação conduzida pela PF aponta que o ex-presidente só não assinou um decreto golpista porque não conseguiu o apoio do comando do Exército, da Aeronáutica e de pelo menos outros cinco militares.


"A resistência dos comandantes do Exército e da Aeronáutica impediu a consumação do ato", diz o relatório da PF.


São eles (todos à época dos fatos), segundo o g1:


Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército;


Carlos de Almeida Baptista Jr., comandante da Força Aérea Brasileira (FAB);


Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, general do Comando Militar Sudeste;


Richard Nunes, comandante militar do Nordeste;


André Luís Novaes de Miranda, ex-general do Comando Militar do Leste;


Guido Amin Naves, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Terrestre;


Valério Stumpf, comandante do Estado-Maior do Exército.


O general da reserva Mário Fernandes, preso preventivamente desde 19 de novembro, e Jair Bolsonaro (capitão da reserva) estão entre os 37 indiciados pela PF por participação na tentativa de golpe. Ao todo, 25 são militares e seis são generais. O caso agora está com a Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se arquiva, pede mais investigações ou apresenta denúncias formais.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page