Moscou aprende mais sobre contos de fadas dos países do BRICS
O Museu dos Contos de Fadas dos Povos do Mundo abriga artefatos "mágicos" das histórias dos países do BRICS: o espelho do "Menino Magro" indiano, as moedas derramadas pelo antílope dourado, a flecha que perseguiu a princesa-rã e a bacia de lavagem quebrada da história "O Pescador e o Peixe Dourado". Há quase 30 anos, o museu organiza visitas guiadas para crianças, que exploram os mitos russos e descobrem as lendas de outras culturas. O diretor do museu, Aleksei Kurkin, orienta esse aprendizado.

"Na verdade, todas as histórias foram originalmente criadas para adultos, pois carregam uma lição de moral e um significado duplos. As crianças não captam esse sentido", disse ele em entrevista à TV BRICS.
Magia, animais falantes e teletransporte já não impressionam os jovens visitantes. Sem esses elementos, o conto se torna uma história comum, afirma Arseni Kovalevitch, visitante do museu.
"Isso é essencial para tornar a leitura mais interessante. Imagine um conto em que o Kolobok [personagem principal de um conto de fadas eslavo oriental] não fala. Quem leria uma versão assim? A avó assa um pão, coloca-o na janela, ele fica lá e depois é comido. Nem é interessante", comentou ele.
Nas histórias de diferentes culturas, é possível encontrar paralelismos. Por exemplo, tanto na Rússia quanto na Índia, existe uma lenda sobre o peixe dourado. No Brasil, segundo Olga Korobtchuk, que viveu no país por mais de quatro anos, há uma personagem semelhante à Baba Yaga (bruxa do folclore eslavo).
"Mas, para eles, é uma avó com rosto de crocodilo", revela Olga.
Além disso, os "números mágicos" aparecem em vários mitos: três provas, três dias, três irmãos. O número pode variar conforme a região, mas o mistério permanece.
Os contos de fadas são cuidadosamente preservados e passados de geração em geração, refletindo os valores espirituais de cada povo. Os contos russos ensinam sobre bondade e respeito pelos mais velhos, os indianos destacam inteligência e astúcia, enquanto os brasileiros exploram os mistérios das florestas amazônicas.
Os contos da África do Sul, por sua vez, destacam a importância de preservar o mundo ao nosso redor. Seus heróis são os habitantes da savana: leões, girafas, elefantes, macacos e crocodilos.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments