top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Moscou aprende mais sobre contos de fadas dos países do BRICS

O Museu dos Contos de Fadas dos Povos do Mundo abriga artefatos "mágicos" das histórias dos países do BRICS: o espelho do "Menino Magro" indiano, as moedas derramadas pelo antílope dourado, a flecha que perseguiu a princesa-rã e a bacia de lavagem quebrada da história "O Pescador e o Peixe Dourado". Há quase 30 anos, o museu organiza visitas guiadas para crianças, que exploram os mitos russos e descobrem as lendas de outras culturas. O diretor do museu, Aleksei Kurkin, orienta esse aprendizado.

TV BRICS
TV BRICS

"Na verdade, todas as histórias foram originalmente criadas para adultos, pois carregam uma lição de moral e um significado duplos. As crianças não captam esse sentido", disse ele em entrevista à TV BRICS.


Magia, animais falantes e teletransporte já não impressionam os jovens visitantes. Sem esses elementos, o conto se torna uma história comum, afirma Arseni Kovalevitch, visitante do museu.


"Isso é essencial para tornar a leitura mais interessante. Imagine um conto em que o Kolobok [personagem principal de um conto de fadas eslavo oriental] não fala. Quem leria uma versão assim? A avó assa um pão, coloca-o na janela, ele fica lá e depois é comido. Nem é interessante", comentou ele.


Nas histórias de diferentes culturas, é possível encontrar paralelismos. Por exemplo, tanto na Rússia quanto na Índia, existe uma lenda sobre o peixe dourado. No Brasil, segundo Olga Korobtchuk, que viveu no país por mais de quatro anos, há uma personagem semelhante à Baba Yaga (bruxa do folclore eslavo).


"Mas, para eles, é uma avó com rosto de crocodilo", revela Olga.


Além disso, os "números mágicos" aparecem em vários mitos: três provas, três dias, três irmãos. O número pode variar conforme a região, mas o mistério permanece.


Os contos de fadas são cuidadosamente preservados e passados de geração em geração, refletindo os valores espirituais de cada povo. Os contos russos ensinam sobre bondade e respeito pelos mais velhos, os indianos destacam inteligência e astúcia, enquanto os brasileiros exploram os mistérios das florestas amazônicas.


Os contos da África do Sul, por sua vez, destacam a importância de preservar o mundo ao nosso redor. Seus heróis são os habitantes da savana: leões, girafas, elefantes, macacos e crocodilos.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page