Moscou, um novo centro de produção cinematográfica internacional
- Da Redação
- há 2 dias
- 1 min de leitura

Em 2025, a capital da Rússia será palco para filmagens de produções cinematográficas internacionais. Equipes do Brasil, Tailândia, Egito e Camarões já estão se preparando para participar dos projetos. Moscou destinou mais de mil hectares de terreno para a construção de novos cenários de filmagem, que incluirão cidades no estilo faroeste, vilarejos remotos e ruas icônicas da capital russa, desde a década de 1940 até os dias atuais. Além disso, os produtores internacionais poderão ser reembolsados em até 30% dos custos de filmagem.
Em entrevista à TV BRICS, o conselheiro presidencial para cooperação internacional do cluster criativo de mídia do Egito, Hani Abu Al-Hassan Abdel Hamid Ahmed, afirmou que o Egito possui 30 anos de experiência na produção de filmes, e que os projetos em parceria com Moscou contribuirão para o desenvolvimento de cinema de alta qualidade.
Além disso, o diretor-geral de um estúdio de produção virtual, Iuri Iaruchnikov, comentou as perspectivas de colaboração com profissionais da Índia.
"Tivemos conversas com nossos colegas indianos, que estão justamente avaliando a possibilidade de transferir dois grandes projetos de Hollywood para Moscou. São produções que contam com a participação de estrelas indianas renomadas", declarou.
A efetividade da cooperação internacional no setor cinematográfico é exemplificada pela bem-sucedida parceria entre Rússia e China. O filme conjunto "Seda Vermelha" já se destacou em ambos os mercados, com uma arrecadação superior a 500 milhões de rublos (R$ 35,2 milhões). Atualmente, os dois países avaliam a possibilidade de estabelecer um acordo abrangente de coprodução e colaboração cinematográfica com Brasil, Vietnã, Cuba, México, Turquia, África do Sul e Sérvia.
Comments