Municípios atingidos pelas chuvas recebem ajuda humanitária
- Mehane Albuquerque
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O Governo do Estado está oferecendo apoio integral aos municípios mais atingidos pelas chuvas nas regiões da Costa Verde, Serrana e Baixada Fluminense. Neste sábado (5/4), a secretaria de Defesa Civil encaminhou materiais de ajuda humanitária para diferentes cidades. Ao todo, 800 itens foram disponibilizados para Angra dos Reis, com colchões, garrafas de água, fronhas, travesseiros, cobertas e lençóis.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos está enviando ao longo do dia 2.000 cestas básicas, colchões, kits de limpeza e de higiene pessoal. Além de 500 fardos de água.
A região da Costa Verde registrou nas últimas 24 horas 275.4 mm de chuva, segundo o CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais). Já a cidade de Duque de Caxias, 126.7 mm neste mesmo período.
Na noite de sexta-feira (4/4), a Secretaria de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, também acondicionou materiais de ajuda humanitária em caminhões para entrega na Região Serrana. A mobilização tem o objetivo de deixar os veículos carregados, com os donativos, já posicionados em locais estratégicos, para diminuir o tempo-resposta.

Cenário atual
Há ocorrência de chuvas moderadas a fortes nas regiões da Baixada Litorânea, Capital, Angra dos Reis, Metropolitana, Noroeste e Baixada Fluminense. A temperatura mínima registrada foi de 13,7°C em Petrópolis.
A passagem da frente fria deixou o tempo instável no estado. Para a manhã e tarde são esperadas pancadas de chuvas moderadas a forte de forma isolada, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. A temperatura máxima prevista é de 27°C na Região Norte.
Risco hidrológico
Permanece o risco hidrológico muito alto nas regiões Costa Verde (Angra dos Reis), Baixada Fluminense (Duque de Caxias e São João de Meriti), Baixada Litorânea (Rio das Ostras) e Capital.
Há a previsão de risco hidrológico alto a muito alto para todas as regiões do estado, com possibilidade de elevação e transbordamento dos níveis dos rios.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments