top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Niterói integra programa internacional contra violência urbana


O prefeito Axel Grael assinou o termo de adesão à iniciativa internacional "Peace in our Cities" (Paz nas nossas cidades), que tem como objetivo reduzir a violência urbana até 2030. Com isso, Niterói passa a ser o primeiro município brasileiro a fazer parte da plataforma que reúne cidades de diferentes partes do mundo para a troca experiências em boas práticas, redução da violência urbana, aumento da paz e inclusão social.

Prefeito Axel Grael e a diretora do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura, Valéria Braga / Foto: Berg Silva

O convite para participar se deu em razão da cultura de paz propagada pela gestão municipal, através de programas como o Pacto Niterói Contra a Violência. Entre os parceiros e apoiadores da iniciativa em Niterói estão a Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (FamNit), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ Niterói).


O prefeito Axel Grael destacou que o objetivo é, acima de tudo, um intercâmbio de experiências em políticas públicas sobre essas questões.

Pacto Niterói contra a Violência / Foto: Luciana Carneiro

“É um desafio cada vez maior superar, hoje, à medida que as cidades crescem e que a gente passa por um momento de crise econômica mundial, os problemas das desigualdades sociais e as consequências disso na área de segurança. Niterói tem uma abordagem para isso, focada na cultura da paz, em um olhar para a segurança que vai muito além do trabalho policial. E foram essas iniciativas, que são mais inovadoras, com uma abordagem abrangente da questão da violência e, principalmente da cultura de paz, que proporcionaram a nossa participação.”, enfatizou o prefeito.


Axel reforçou que a cidade vem se destacando não só no trabalho policial, como também na complementação à ação policial, com a Prefeitura criando outras formas de superar o problema da violência, implantando e estimulando a cultura de paz.


“Ao longo desse tempo no governo, temos a implantação e atuação do Niterói Presente, a criação do Cisp, o cercamento eletrônico, toda a tecnologia que a gente vem agregando a essa política de segurança na cidade, mas temos também, através do Pacto Niterói Contra a Violência, um olhar bem mais amplo para a raiz do problema, onde surge o problema da segurança pública. São programas como o Jovem EcoSocial, que leva alternativas, leva todo um conceito de sustentabilidade para jovens de comunidades mais conflagradas. Todos os programas educacionais, como o Poupança Escola, para evitarmos que a evasão escolar agrave o problema de violência. São diferentes iniciativas que fazem parte do Pacto”, disse ele.

A responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga, cita que o projeto está inserido nas ações promovidas pelo grupo internacional Pathfinders (Desbravadores), que conta com 38 países membros da ONU, incluindo o Brasil, e tem como objetivo principal acelerar ações para implementar os princípios do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes. Também fazem parte desse grupo organizações internacionais, parceiros globais, sociedade civil e setor privado.


A iniciativa foi lançada em setembro de 2019 por 11 prefeitos e 6 parceiros internacionais. Atualmente, são 16 prefeitos e 22 organizações da sociedade civil. Entre as cidades participantes do programa estão Cali e Palmira (Colômbia); Escobedo e Guadalajara (México); Oakland, Califórnia e Dayton, Ohio (EUA); Chaguanas (Trinidad e Tobago); Edmonton (Canadá); Abeokuta (Nigéria); Bangui (República Centro Africana); Hargeisa (Somália); Durban (África do Sul); Nairóbi (Quênia); Amman (Jordânia); Colombo (Sri Lanka); Tripoli (Líbano); Kumanovo (Norte da Macedônia).


Paz e Justiça Social


Ao assinar o termo de adesão o município se compromete com o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A agenda inclui a participação de uma iniciativa durante 12 meses que fornecerá aos líderes e parceiros as evidências mais recentes de métodos eficazes para reduzir a violência urbana.


Eles também ajudarão a moldar uma estrutura de colaboração 'cidade a cidade' para desenvolver e impulsionar as melhores práticas globais para o ODS 16.


O ODS 16 é amplamente reconhecido como crítico para a realização de todos os outros objetivos de desenvolvimento, mas fica atrás da maioria das outras metas globais em termos de impulso, investimento e suporte em todo o mundo.

Foto: Getty Images

Com o programa, a organização internacional Plus Peace, que coordena o "Peace in our Cities", busca reverter essa tendência e progredir em direção ao objetivo. De acordo com a instituição, 82% da violência mortal ao redor do mundo ocorrem fora das zonas de conflito, ou seja, onde não há uma guerra declarada, e com grande parte dessa violência concentrada em ambientes urbanos.


Outra informação preocupante é a previsão do crescimento mundial do índice de violência nas cidades em pelo menos 10% até 2030.


A iniciativa Paz em Nossas Cidades busca avançar no enfrentamento de um dos desafios mais urgentes da atualidade: a violência que ameaça vidas individuais e prejudica o próprio crescimento e prosperidade do mundo urbano.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page