top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Niterói ganha nova unidade de conservação

No Dia Internacional das Montanhas, a Prefeitura de Niterói deu mais um passo em direção à preservação ambiental ao criar o Monumento Natural de Icarahy, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Localizada no coração de Icaraí, a área abrange 3,1 hectares e abriga uma mini pedreira, um espaço de grande relevância ambiental. O objetivo é proteger sítios naturais raros e de grande beleza cênica, conciliando a conservação com o uso sustentável da terra e dos recursos naturais por proprietários locais.

Divulgação / Prefeitura de Niterói
Divulgação / Prefeitura de Niterói

O prefeito Axel Grael destacou que a criação do monumento é mais uma demonstração do compromisso de sua gestão com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas.


“Como ambientalista, sempre tive um olhar atento às questões ambientais. Ao longo da minha gestão, priorizamos ações voltadas à preservação da natureza, como a criação da primeira Secretaria do Clima e a atuação na Frente Nacional de Prefeitos. Com iniciativas como esta, estamos ampliando as áreas protegidas de Niterói e enfrentando os desafios do aquecimento global. Hoje, mais de 56% do território da nossa cidade é de área verde protegida, o que é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirmou o prefeito.


O decreto que oficializa o Monumento Natural de Icarahy, foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (11). A nova unidade de conservação tem como missão preservar ecossistemas e espécies nativas, fortalecer a biodiversidade local e estadual, além de oferecer oportunidades de aprendizado, pesquisa e atividades sustentáveis.


A gestão do Monumento Natural será conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. Segundo o secretário Rafael Robertson, a criação do espaço é um marco importante para a proteção ambiental em Niterói.


“Estamos cuidando das áreas verdes de hoje pensando no futuro das próximas gerações. Este monumento preserva características naturais únicas e promove a pesquisa científica, além de reforçar o nosso compromisso com a conservação ambiental”, explicou o secretário.


Além disso, a iniciativa promete fortalecer o turismo sustentável, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda, e contribuindo para o aumento da cobertura florestal da Mata Atlântica no município.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page