top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Niterói inicia hoje (7/4) vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta (7/4), a campanha de vacinação contra o sarampo. A iniciativa é voltada para pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não tenham recebido o imunizante. A vacina aplicada será a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, e estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, policlínicas e unidades do Programa Médico de Família do município.

Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói
Foto: Bruno Eduardo Alves / Prefeitura de Niterói

A campanha faz parte de uma mobilização conjunta do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e de outros oito municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e evitar novos casos da doença, que já havia sido erradicada no Brasil, mas voltou a registrar casos nos últimos anos.


A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforça a importância da vacinação.


“É fundamental que todos os moradores de Niterói, dentro dessa faixa etária e que ainda não tenham se vacinado contra o sarampo, procurem os postos de vacinação. O sarampo é uma doença que já havia sido erradicada no Brasil e que não pode voltar a nos afetar”, alertou.


O esquema vacinal varia de acordo com a idade. Crianças devem receber a primeira dose da vacina aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Pessoas de 6 meses a 29 anos que não tiverem comprovação de vacinação precisam tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose da vacina, caso não tenham sido imunizados. Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, também devem tomar duas doses.


A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se vacinar, adultos devem apresentar documento de identidade. Já menores de idade precisam levar CPF e carteira de vacinação.


O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas incluem febre alta, tosse seca, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa da boca e manchas vermelhas que se espalham pelo corpo. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page