top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Niterói promove o Primeiro Festival Sankofa

A Prefeitura de Niterói vai celebrar a cultura afro-brasileira, a resistência negra e a ancestralidade com o Primeiro Festival Sankofa de Niterói, que acontece na sexta-feira, 4 de abril, a partir das 16h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial. O festival conta com intervenções artísticas, shows, músicas e uma feira afro.

Divulgação
Divulgação

A secretária municipal de Direitos Humanos, Cláudia Almeida, reafirma o compromisso do Festival Sankofa como um espaço de memória, resistência e celebração da ancestralidade africana.


“Este evento vai além de uma homenagem à cultura negra: é um marco para a cidade ao promover a reconexão com nossas raízes no enfrentamento às heranças do racismo estrutural. Guiado pelo princípio Sankofa: “voltar para recuperar o que ficou para trás”, o evento busca resgatar o legado do passado para assim construir um futuro verdadeiramente livre de amarras. Celebrar a memória é, também, um ato de resistência, que não se limita à preservação da história, mas se fortalece na ação coletiva de afirmar a nossa identidade e reivindicar um presente e futuro mais justos para todos”, destaca a secretária.


Durante o evento haverá roda de samba, desfile afro, show de rap, danças, além de outras atrações. O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, enfatiza que a realização do Festival é uma oportunidade de reforçar a cultura afro-brasileira e a resistência negra, além de ser um alerta para que todos possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


“O Festival tem grande importância para a promoção da cultura preta e promoção da igualdade racial. A luta contra a discriminação racial é uma responsabilidade coletiva, e cada um de nós tem um papel a desempenhar nessa jornada. Acreditamos que, para avançarmos, é fundamental trabalharmos juntos”, afirma Oto Bahia.


A Feira Afro contará com barracas que destacam a cultura preta com o famoso acarajé, oficina de turbantes, artesanatos e muito mais. O Festival Sankofa é um evento cultural e educativo que celebra as raízes africanas, a resistência negra e a valorização da cultura afro-brasileira.


Serviço:


Festival Sankofa

Data: 4 de abril de 2025

Horário: 16 horas

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos / Reserva Cultural

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói

Entrada: gratuita


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

コメント


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page