Nobel de Economia para 'novos formatos de leilão'
O Prêmio Nobel de Economia foi para os cientistas norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson pela invenção de novos formatos de leilão.
O Nobel da Economia foi o último a ser concedido este ano pelo Comitê Nobel da Real Academia de Ciências da Suécia. Os prêmios de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz foram anunciados na semana passada.
O Prêmio Sveriges Riksbank 2020 em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel foi atribuído a Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson "por melhorias na teoria dos leilões e invenção de novos formatos de leilão".
O valor do Prêmio Nobel de 2020 corresponde a 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,2 milhões).
O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído ao Programa Mundial de Alimentos da ONU; o da Literatura foi concedido a Louise Gluck; o da Física a Roger Penrose, Reinhard Genzel e Andrea Ghez; o da Química foi para Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna, e o da Medicina foi concedido a Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice.
A cerimônia de premiação ocorrerá em Estocolmo, capital da Suécia, em 10 de dezembro, aniversário da morte do empreendedor e inventor Alfred Nobel (1833-1896). Devido à pandemia da Covid-19, o evento será realizado de forma virtual.
Comments