Novo presidente da Fundação Saúde é ligado ao Dr. Luizinho
O governador Cláudio Castro nomeou, nesta terça-feira (22/10), o novo presidente da Fundação Saúde. O médico Marcus Vinicius Dias assume o cargo após Castro aceitar, na manhã de ontem (21/10), a renúncia da diretoria da fundação.
"A nomeação do novo diretor da Fundação Saúde corrobora com a transparência e segurança com que estamos atuando desde o início das investigações sobre o caso. A mudança também assegura que não haja interferências internas nas apurações que estão sendo realizadas", disse Castro.
Mas apesar de o Governador do Estado falar em transparência, Marcus Vinicius Dias é mais um nome ligado ao grupo político do deputado federal Dr. Luizinho a chefiar o órgão.
Há um ano, Dias compartilhou em seu perfil nas redes sociais uma postagem sobre melhorias na infraestrutura do Hospital Estadual Azevedo Lima, onde era diretor-geral. Na publicação, agradeceu ao então secretáriode Saúde Dr. Luizinho “pela oportunidade de participar deste momento, bemcomo ao governador Cláudio Castro pela escolha acertada de seu secretário”.
A fundação, que tinha em seu alto escalão Debora Lucia Teixeira Medina de Figueiredo, irmã do ex-secretário de Saúde, foi responsável por firmar contratos com o PCS Lab Saleme, laboratório inerditado depois do escândalo de órgãos para transplantes infectados com HIV.
Debora era chefe da Diretoria de Técnica Assistencial, Jurídica e de Planejamento e Gestão. Ela, o diretor Executivo João Ricardo da Silva Pilotto, além quatro outros membros da instituição, tiveram a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22/10).
De acordo com o governo do Estado, a nova gestão da Fundação Saúde terá como metas, a curto prazo, modernizar e atualizar a organograma funcional do órgão; escolher para o cargo de diretor jurídico um procurador do estado; dar celeridade aos processos licitatórios e intensificar o perfil assistencial médico de alta complexidade das unidades geridas pela Fundação Saúde.
O médico Marcus Vinicius Dias é servidor de carreira do Ministério da Saúde há mais de 15 anos, ocupou os cargos de coordenador-geral de assistência, direção-geral dos hospitais federais e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Também foi vice-presidente do Instituto Vital Brasil, diretor-geral do Hospital Adão Pereira Nunes e diretor-médico do Hospital Azevedo Lima. Atualmente, é diretor-geral do Hospital Estadual Azevedo Lima e conselheiro de administração da CEDAE.
Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem residência em ortopedia pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), MBA em gestão em saúde pela Universidade de São Paulo (USP), pós MBA pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) e mestrado em economia pelo IBMEC.
*Com informações da Revista Veja e do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comentários