top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

'Não é o homem que está sendo julgado, é um golpe de Estado', diz Lula


(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em recente coletiva de imprensa no Japão, antes de seguir viagem para o Vietnã, respondeu a jornalistas sobre a decisão da Primeira Turma do STF sobre fazer de Jair Messias Bolsonaro e outros sete acusados (Walter Braga Netto, Anderson Torres, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), réus pelos crimes de tentativa violenta de ruptura do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.


Para Lula, as provas existentes apontam para a culpa de Bolsonaro, que ele tentou dar um golpe no país.


"É visível que o ex-presidente [Jair Bolsonaro] tentou dar um golpe no país. É visível, por todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente [Geraldo Alckmin] e para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira [Alexandre de Moraes], e todo mundo sabe o que aconteceu nesse país. Não adianta agora ficar fazendo bravata dizendo que está sendo perseguido", disse o presidente.


Ao lembrar que não tem qualquer ingerência sobre o julgamento e que tampouco deve fazer juízo de valor sobre os autos, até mesmo por desconhecer seu conteúdo, Lula disse que somente Bolsonaro sabe o que fez, e que um pedido antecipado por anistia sugere apenas um "mea culpa" e que o ex-presidente não teria, por tanto, como provar sua inocência.


"Quando ele [Jair Bolsonaro] pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo 'que sou culpado'. Ele deveria provar a inocência dele porque não precisava pedir anistia. Prova que é inocente e vai ficar livre e acabou. Agora, como ele não tem como provar que ele é inocente, como ele não tem como provar que ele não tentou dar golpe, ele fica tentando fazer provocação ainda na sociedade brasileira", afirmou.


Lula acredita ainda que a justiça deve ser feita e, apesar de tudo, defendeu a presunção de inocência do ex-presidente ao dizer que "se nos autos do processo ele for inocente: que seja inocentado. Se ele for culpado: que seja punido" e fez questão de rebater a alegação de Bolsonaro sobre quererem tirá-lo da disputa por 2026 lembrando que ele mesmo, Lula, foi proibido de disputar as eleições de 2018.


"Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado, é a conduta desse cidadão que está sendo julgada. Então eu penso que se ele tiver culpa ele tem de se contentar com a punição, isso vale para todos os 213 milhões de habitantes [do Brasil]. Então, ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país. É isso", finalizou o presidente.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

Comentários


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page