OMS vai ajudar Brasil a comprar 'kit intubação' contra Covid
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou nesta segunda-feira (22) que vai ajudar o Brasil a comprar sedativos e outras drogas para intubar pacientes no país. Segundo o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa, a entidade vai usar os próprios fundos e já começou a buscar fornecedores do "kit intubação" de quem o Brasil poderia comprar.
"Sabendo da dificuldade do país, nós já estamos procurando fornecimento alternativo com produtores internacionais", disse o dirigente do órgão internacional de Saúde.
Entre os remédios, que especialistas afirmam que estão chegando ao fim tanto na rede do SUS como na rede hospitalar privada com o agravamento da pandemia, estão o midazolam, o propofol e o fentanil, que são usados para sedar os pacientes antes de serem intubados. Na semana passada, o governo passou a requisitar os estoques dos laboratórios como forma de suprir a demanda.
A expectativa de hospitais e associações médicas é de que o atual estoque de insumos necessários para intubação dure até 15 dias no Brasil.
Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil vem "dando exemplo" a outros países no combate à pandemia. Os números, porém, o contradizem: o Brasil é o segundo pior do mundo no ranking da Covid-19, em casos da doença e mortes, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.
Comentarios