top of page
banner mulher niteroi 780x90 28 02 25.jpg

Parceria Brasil-Rússia leva O Lago dos Cisnes a Joinville nos 25 anos do Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completa 25 anos em 2025 (Foto: Guilherme Correia/Sputnik)
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completa 25 anos em 2025 (Foto: Guilherme Correia/Sputnik)

Por Guilherme Correia

(Da Sputnik Brasil)

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil completa 25 anos em 2025 e comemora a data com a estreia inédita de O Lago dos Cisnes em Joinville, Santa Catarina.


O espetáculo será apresentado nos dias 15 e 16 de março no Centreventos Cau Hansen e contará com solistas russos e brasileiros formados pela instituição.


O Bolshoi Brasil é fruto de parceria entre governos da Rússia e Brasil, além do governo de Santa Catarina e da prefeitura de Joinville. A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia é tida como referência internacional na formação de bailarinos clássicos.


A parceria permitiu que, em 25 anos, a instituição formasse 478 bailarinos, muitos dos quais hoje estão em companhias de dança de 27 países e cinco continentes.


Para celebrar a data, a escola traz um espetáculo com coreografia, produção e cenografia assinadas por Vladimir Vasiliev, um dos grandes nomes do balé mundial.


O elenco conta com três Primeiros Bailarinos da Ópera de Kazan, na Rússia: Mikhail Timaev, Wagner Carvalho e Amanda Gomes, ambos brasileiros formados na escola e premiados internacionalmente.


A apresentação também terá a presença de Cecília Kerche, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e embaixadora da dança pela Unesco.


Desde sua fundação em 2000, o Bolshoi Brasil oferece bolsas de estudo integrais para crianças e jovens.


O presidente da Escola Bolshoi, Valdir Steglich, destacou à Sputnik Brasil que a parceria entre Brasil e Rússia é a maior cooperação cultural do Brasil com um país estrangeiro.


Segundo ele, o impacto da escola vai além da formação de bailarinos, gerando oportunidades e movimentando a economia local.


Ele comenta que o alto nível técnico da escola brasileira segue rigorosos padrões do balé russo.

O Lago dos Cisnes, composto por Piotr Tchaikovsky em 1876 e estreado no Teatro Bolshoi no ano seguinte, é considerado um dos balés mais icônicos do mundo.

Comments


banner mulher niteroi 300x250 28 02 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page