top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi casarão 780x90 29 11 24.jpg

Portal reúne "Vozes do Sul Global" contra mídia hegemônica



Havana (Prensa Latina/Toda Palavra) - A agência latinoamericana Prensa Latina (www.press-latina.cu) lançou esta semana a plataforma Vozes do Sul Global (https://vocesdelsur.prensa-latina.cu/), com materiais jornalísticos de meios de comunicação de numerosos países, comprometidos com a verdade e as causas justas do planeta.

A partir do portal da Prensa Latina, numa fase inicial, o novo site oferece acesso a obras de vários gêneros e formatos de uma dezena de países como Rússia, Líbano, China, Argélia, República Árabe Saharaui, além de vários outros da América Latina, como o Brasil.

O TODA PALAVRA é o primeiro veículo brasileiro a integrar o novo portal, ao lado de importantes canais de imprensa não alinhados à grande mídia hegemônica internacional, como HispanTV,

WAFA Agencia Palestina de Noticias, Al Mayadeen, Agencia de Noticias Argelina, Agencia Árabe Siria de Noticias, Sahara Press Service, Diario Vea (Venezuela), entre outros. Os textos são publicados em espanhol, português e inglês.

A iniciativa surgiu durante a Conferência Internacional Nova Operação Verdade, realizada em Havana, em janeiro passado, onde os participantes concordaram sobre a necessidade de estabelecer uma articulação midiática que amplificasse uma mensagem alternativa e contra-hegemônica. Único veículo de imprena a participar, como delegado, dessa conferência de jornalistas livres, o TODA PALAVRA já contribuiu com duas matérias - ambas assinadas pelo editor-executivo do jornal, Luiz Augusto Erthal - para o Vozes do Sul Global: Sibéria, um lugar onde tudo é grandioso, épico e absoluto (premiada no final do ano passado em Moscou, entre as finalistas no concurso russo de reportagem Olhares Honestos, apoiado pela Agência Tass e a TV BRICS) e Um “cangaceiro” entre os revolucionários de Fidel e Che.

A Prensa Latina assumiu imediatamente a coordenação do projeto, como um meio que, desde o seu início, em 1959, é um promotor da voz do Sul e cuja liderança foi reconhecida durante esse encontro, bem como o seu trabalho contra a desinformação, a manipulação e as fake news.

Organizado pela agência com sede em Cuba, o fórum reuniu mais de 60 executivos de mídia, jornalistas e profissionais de trinta países para debater a nova ordem internacional da informação, novidades em tempos de infodemia, novas tecnologias e trocar experiências sobre o trabalho neste setor.

A conferência foi realizada por ocasião do 65º aniversário da original Operação Verdade, na qual o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, reuniu mais de 400 jornalistas de todo o mundo para expor a verdade do processo político cubano iniciado em 1959.

Com a ética e a vontade de defender essa realidade, poucos meses depois foi criada a agência Prensa Latina que, a semanas de celebrar um novo aniversário, no dia 16 de junho, expande e diversifica cada vez mais os seus serviços, de acordo com as tendências mais recentes. de comunicação e informação.

Comentários


banner felicidade é viver aqui niteroi casarão 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page