top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Prefeitura lança pesquisa para nortear políticas públicas

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quinta-feira (27/3), a Pesquisa Municipal por Amostra de Domicílios - “Niterói Que Somos” em uma cerimônia que reuniu representantes da gestão municipal, das administrações regionais e da Federação das Associações de Moradores de Niterói (FamNit), no auditório do Caminho Niemeyer. A pesquisa começou há cerca de 10 dias, nas Regiões Oceânica, Norte, Leste, Pendotiba, e já visitou mais de 130 domicílios. A partir de maio, será a vez das Praias da Baía receberem a equipe de coleta de dados.

Foto: Claudio Fernandes / Prefeitura de Niterói
Foto: Claudio Fernandes / Prefeitura de Niterói

De acordo com a prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan, essa é uma pesquisa inédita e que vai nortear o projeto de melhorias para a cidade nas próximas décadas.


“Essa é uma pesquisa muito importante para Niterói e que vai dar o norte das políticas públicas através de uma escuta ativa que é uma marca do nosso governo. Esse trabalho vai otimizar e direcionar a construção de uma cidade melhor, de forma coletiva. Niterói é pioneira no Brasil. A pesquisa vai abranger as cinco regiões administrativas do município e a participação popular é fundamental para que a gente tenha uma profundidade das informações e possa criar um plano de governo com muita qualidade e que vai impactar a vida das pessoas”, disse Isabel.


Niterói é a primeira cidade do Brasil a realizar uma pesquisa amostral municipal em grande escala para complementar informações do Censo Demográfico do IBGE e outras bases oficiais. O estudo aborda temas essenciais para a qualidade de vida da população, como mobilidade urbana, saúde, esporte e lazer, cultura, governo digital e apoio social. Os resultados terão impacto de curto, médio e longo prazos, trazendo maior eficácia nas ações do município.


“É muito importante governar com informação e trabalhar com dados. Essa é uma iniciativa que vai unir qualidade e quantidade de informações para auxiliar na definição das políticas públicas e o que a gente deseja para o futuro da cidade. A Prefeitura de Niterói, ao longo dos últimos anos, tem feito um esforço para ampliar sua escuta com vários canais voltados para a participação da população”, destacou o secretário Executivo, Felipe Peixoto.

Divulgação / Prefeitura de Niterói
Divulgação / Prefeitura de Niterói

A Pesquisa Municipal por Amostra de Domicílios é um levantamento inovador que direciona a gestão pública baseada em evidências. A pesquisa vai entrevistar moradores de 15 mil domicílios em todas as regiões do município e será repetida a cada quatro anos. O objetivo é garantir dados atualizados e estratégicos para aprimorar as políticas públicas. A Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói (Seplag) é a responsável por desenvolver e acompanhar a pesquisa.


“A "Niterói Que Somos" é uma ferramenta que trará um salto de qualidade no conhecimento detalhado e representativo da população a partir da coleta de dados em domicílios que refletem a diversidade e as diferentes realidades do município. Assim, poderemos elaborar planos municipais de curto, médio e longo prazos, garantindo que as políticas públicas sejam formuladas de maneira mais assertiva e diretamente vinculadas às necessidades reais dos moradores”, explicou a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Isadora Modesto.


A pesquisa faz parte do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas de Niterói (SIMAGI) e permitirá a territorialização de indicadores socioeconômicos, ajudando a gestão municipal a traçar estratégias mais eficazes e direcionadas.


Com um olhar detalhado sobre gênero, raça e território, a iniciativa fortalecerá o planejamento urbano e social da cidade, alinhado à Agenda 2030 da ONU. A pesquisa está a cargo da Seplag, mas conta com a participação de outras secretarias, como a de Participação Social (Sempas) e de Administração, por meio das Administrações Regionais, que vão auxiliar no contato com a população, esclarecendo quaisquer dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores nas ruas.


Além disso, as associações de moradores também serão importantes na mobilização dos cidadãos nos territórios.


Questionário

Divulgação / Prefeitura de Niterói
Divulgação / Prefeitura de Niterói

O questionário da Niterói Que Somos foi elaborado para equilibrar profundidade e praticidade, considerando os limites de tempo de aplicação e a seleção dos entrevistados. O tempo de duração das entrevistas será de aproximadamente 25 minutos. A pesquisa conta com um gabinete de mobilização, que tem a função de garantir os questionários respondidos em todas as áreas da cidade.


A construção do questionário teve algumas etapas como, por exemplo, a definição dos temas. Foi feito um levantamento de temas relevantes, por ausência ou necessidade de complementação de outros indicadores, para os instrumentos de planejamento da cidade. Os temas foram selecionados de acordo com sua importância para políticas públicas já existentes e com a necessidade de gerar novos indicadores.


O questionário da Niterói Que Somos está alinhado com as diretrizes e objetivos da administração municipal. A pesquisa levou em consideração a experiência de pesquisas como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C 2021) e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019). Foram definidos critérios a partir da comparação com os dados já existentes sobre a cidade com o objetivo de evitar a repetição desnecessária de questões já exploradas no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page