Premiação de Jovens Líderes do BRICS e da OCX será em Kazan
A cidade russa de Kazan se prepara para sediar o Prêmio de Jovens Líderes do BRICS e da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), que ocorrerá entre 24 e 26 de janeiro. Esse evento internacional tem como objetivo identificar jovens talentosos e reconhecer suas contribuições em áreas socialmente significativas. A TV BRICS é a parceira internacional de mídia do evento.
O concurso contará com a participação de representantes do Brasil, Índia, Irã, Cazaquistão, China, Quirguistão, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, Etiópia e África do Sul. Eles competirão em cinco categorias: "Influenciador de Mídia do Ano", "Empreendedor Social do Ano", "Projeto de Diplomacia Pública do Ano", "Pesquisador do Ano" e "Iniciativa Ecológica do Ano".
O concurso destaca iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, descobertas científicas e projetos socialmente relevantes. Entre os participantes estão influenciadores com grandes audiências e autores de projetos e pesquisas que impactam o desenvolvimento de tecnologias, ecologia e educação. Por exemplo, um dos candidatos ao prêmio criou uma plataforma para educação ambiental que inclui mais de 400 materiais educacionais em vídeo.
De acordo com a presidente da Academia de Diplomacia Jovem, Dilbar Sadikova, o interesse pelo evento cresce a cada ano. Em 2025, mais de 400 inscrições foram recebidas, e a competição promete ser acirrada, com uma proporção de cerca de 40 candidatos por vaga.
"É gratificante observar que as inscrições não vêm apenas de representantes dos países dos BRICS e da OCX, mas também de jovens de outras nações, o que demonstra a importância da união e o desejo dos jovens líderes de se realizar no âmbito da cooperação internacional. O papel da presidência da Rússia no BRICS [em 2024] e a cúpula do grupo em Kazan atraíram atenção global", afirmou Sadikova.
Os nomes dos vencedores serão divulgados na cerimônia de premiação durante o evento "Estudante do Ano da República do Tataristão — 2024", destinado aos alunos de programas de ensino superior.
O evento é organizado pela Academia de Diplomacia Jovem, com o apoio do Centro de Diplomacia Popular da OCX, do Ministério da Juventude do Tataristão e da Liga de Estudantes da República.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários