Putin: "BRICS é elemento-chave da ordem mundial multipolar"
O BRICS é um dos elementos-chave da nova ordem mundial que leva em conta os interesses de todos os Estados, destacou o presidente russo Vladimir Putin, durante seu discurso no 10º Fórum Parlamentar da associação, em São Petersburgo, na última quinta-feira (11/7).
"O BRICS é um dos elementos-chave da ordem mundial multipolar emergente, que reflete cada vez mais os interesses e as aspirações dos Estados do Sul e Oriente Global. Estamos abertos a fortalecer a cooperação com todos os países que expressarem interesse nas atividades do grupo, estamos engajados em um diálogo ativo no formato BRICS plus/outreach e estamos trabalhando para estabelecer uma categoria de Estados parceiros", afirmou Putin.
Ele destacou que o objetivo da atual presidência da Rússia na associação é criar condições favoráveis para o desenvolvimento progressivo de todos os seus integrantes. O líder russo relembrou que já existem 10 países do BRICS, cada um dos quais com suas próprias culturas e tradições; e cada um deles implementa seu próprio modelo de desenvolvimento socioeconômico e político. O presidente garantiu que a Rússia está fazendo todos os esforços para garantir que os novos membros sejam efetivamente integrados em todos os mecanismos multidisciplinares do grupo.
Após o discurso, no salão de negociações do Palácio Tavrichesky, Vladimir Putin teve uma reunião com Zhao Leji, Presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China.
"Por favor, passe a mensagem de que estaremos esperando o presidente da República Popular da China [Xi Jinping] em Kazan, na Rússia, na cúpula do BRICS, entre 22 e 24 de outubro", ressaltou Putin a Zhao Leji.
À margem do fórum, o líder russo teve uma reunião separada com Mohammad-Bagher Ghalibaf, presidente da Assembleia do Conselho Islâmico do Irã.
"O trabalho no evento de hoje sobre a dimensão interparlamentar do BRICS será muito útil e oportuno, o que é muito importante. O Irã está começando um trabalho de pleno direito, estamos muito felizes com isso, juntos efetuamos a adesão do Irã ao BRICS", declarou Putin.
Durante o fórum, Tulia Ackson, Presidente da União Interparlamentar (UIP) e Presidente da Assembleia Nacional da Tanzânia, disse que a UIP está pronta para ajudar na criação de um grupo separado do BRICS+ em sua plataforma.
O Azerbaijão também expressa interesse em se tornar um membro pleno do BRICS, de acordo com a Presidente do Milli Majlis (Parlamento azerbaijano), Sahiba Gafarova, ao discursar na sessão plenária do fórum.
"O Azerbaijão promove o diálogo, a cooperação e a solidariedade em sua política externa. Isso se aplica tanto às relações bilaterais quanto às atividades das plataformas internacionais. Em particular, isso também diz respeito à cooperação com o BRICS", disse ela.
A presidente do Conselho da República (Câmara Alta) da Assembleia Nacional de Belarus, Natalia Kochanova, expressou a opinião de que a Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e o BRICS têm tudo o que é necessário para se tornar a base de uma nova ordem mundial justa.
O 10º Fórum Parlamentar do BRICS foi realizado em São Petersburgo nos dias 11 e 12 de julho.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments