top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Putin concorda em suspender ataques a energia da Ucrânia por 30 dias


Donald Trump e Vladimir Putin, em encontro realizado em 16 de julho de 2018  (Foto: Divulgação/Casa Branca)
Donald Trump e Vladimir Putin, em encontro realizado em 16 de julho de 2018 (Foto: Divulgação/Casa Branca)

O presidente russo, Vladimir Putin, durante sua conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (18), concordou com a proposta do líder estadunidense de que as partes do conflito na Ucrânia cessem os ataques à infraestrutura energética por 30 dias, informou o Kremlin em comunicado.


Putin e Trump mantiveram uma conversa telefônica nesta terça, durante a qual continuaram uma troca detalhada de opiniões sobre a questão da Ucrânia, disse o governo russo.


"Durante a conversa, Donald Trump apresentou uma proposta para que as partes do conflito renunciem mutuamente a ataques à infraestrutura energética por 30 dias. Vladimir Putin concordou com essa iniciativa e imediatamente deu às forças armadas russas uma ordem correspondente", disse o Kremlin após a conversa.


Putin reafirmou o "compromisso de princípio" da Rússia com uma "solução pacífica" para o conflito na Ucrânia e agradeceu a Trump por sua "disposição em ajudar a pôr fim aos combates", segundo o comunicado do governo russo.


Segundo o comunicado, na conversa Trump detalhou a proposta apresentada por Washington sobre um cessar-fogo de 30 dias no conflito ucraniano, enquanto Putin delineou uma série de pontos importantes, relativos à garantia do controle efetivo do cessar-fogo, bem como a necessidade de interromper a mobilização forçada na Ucrânia e impedir que uma eventual trégua seja usada para rearmar as tropas ucranianas.


"Também foram observados sérios riscos associados à incapacidade de negociação do regime de Kiev, que repetidamente sabotou e violou os acordos alcançados. Chama a atenção os crimes terroristas bárbaros cometidos por militantes ucranianos contra a população civil da região de Kursk", informa o comunicado.


O presidente russo agradeceu Trump por seu desejo de ajudar a encerrar o conflito e as mortes que ele acarreta, e reafirmou seu compromisso com uma resolução pacífica para a situação. O comunicado diz ainda que os esforços conjuntos entre Rússia e EUA para solucionar o conflito ucraniano contribuirão para melhorar a atmosfera das relações russo-americanas.


O comunicado menciona, ainda, que Putin disse a Trump que o acordo na Ucrânia deve ser abrangente, sustentável e de longo prazo.


O presidente russo informou a Trump que uma troca de 350 prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia ocorrerá em 19 de março, sendo 175 de cada lado.


A Casa Branca também divulgou um comunicado sobre a conversa, afirmando que durou cerca de uma hora e meia e que ambos os líderes concordaram que o conflito deve ser encerrado com uma paz duradoura, além de terem enfatizado a necessidade de aprimorar as relações entre EUA e Rússia.


"Este conflito nunca deveria ter começado e deveria ter sido encerrado há muito tempo com iniciativas de paz sinceras e de boa-fé. Os líderes concordaram que as movimentações em direção à paz começarão com um cessar-fogo aos ataques contra infraestruturas de energia", diz o comunicado.


O comunicado da Casa Branca acrescentou que os líderes discutiram amplamente a questão do Oriente Médio como uma região para potencial cooperação para evitar conflitos futuros e falaram sobre a não proliferação de armas estratégicas.


"Eles discutiram a necessidade de interromper a proliferação de armas estratégicas e envolver outros para garantir a aplicação mais ampla possível", afirmou o comunicado.


Com a Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page