Rede Internacional TV BRICS amplia parceiros no Oriente Médio
A Agência de Notícias do Oriente Médio (Middle East News Agency, MENA), um dos principais veículos de comunicação do Egito, juntou-se à troca de informações com os países do BRICS+ por meio da rede internacional TV BRICS. O lançamento da cooperação ocorreu durante a XVI Cúpula do BRICS em Kazan. O documento sobre as atividades conjuntas foi assinado por Ahmed Kamal, presidente do Conselho de Administração e editor-chefe da MENA, e Janna Tolstikova, diretora-geral da TV BRICS.
Os parceiros concordaram em unir esforços para fortalecer a posição do Egito no espaço da mídia internacional e para informar amplamente a população do país e da região sobre as atividades da associação BRICS.
"O Memorando de Cooperação entre a Middle East News Agency e a TV BRICS representa um passo importante para reforçar a colaboração da mídia e a compreensão mútua entre os países do BRICS, divulgando informações verdadeiras sobre os eventos que ocorrem nesses países e combatendo as notícias falsas. A adesão oficial do Egito ao BRICS, que ocorreu no dia 1º de janeiro de 2024, foi um marco importante no desenvolvimento da cooperação estratégica com o objetivo de promover os interesses das economias emergentes na arena internacional e aumentar a influência do Sul Global. O Egito está trabalhando continuamente para fortalecer a cooperação econômica, comercial, cultural e de mídia com os países do BRICS, que representam cerca de 50% da população mundial. Em particular, o Egito está desenvolvendo mecanismos de colaboração na área de mídia que permitirão aos membros do BRICS aprofundar o diálogo entre os Estados", disse Ahmed Kamal.
A Agência de Notícias do Oriente Médio foi criada em 1955, publicando conteúdo em árabe, inglês e francês e operando sob a autoridade do Gabinete de Ministros do Egito. Sua sede fica no Cairo. A MENA é membro-fundador da Agência de Notícias Islâmica (INA, na sigla em inglês), da Agência de Notícias Pan-Africana (PANA), do Pool de Agências de Notícias dos Países Não-Alinhados, da Federação de Agências de Notícias Árabes (FANA) e da Associação de Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN).
A diretora-geral da rede TV BRICS Janna Tolstikova observou que, durante quase 70 anos de trabalho, a Agência de Notícias do Oriente Médio provou ser uma plataforma de informações confiável, fornecendo conteúdo verificado e de qualidade ao público. De acordo com ela, a cooperação com a MENA alcançará altos resultados no estabelecimento do diálogo intercultural entre o Egito e os países do BRICS, bem como os Estados parceiros do BRICS.
Anteriormente, o Daily News Egypt tornou-se parceiro da TV BRICS no Egito. Para desenvolver a cooperação com a mídia no mundo árabe, às vésperas da XVI Cúpula do BRICS em Kazan, a rede internacional anunciou o lançamento do site em árabe.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
コメント