top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Rio sedia Assembleia das Capitais de Língua Portuguesa

Começou nesta segunda-feira (24/3) a XLI Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que retorna ao Rio de Janeiro depois de mais de 25 anos. O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, participou da abertura, que reuniu mais de 100 representantes de cidades lusófonas de Angola, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Foto: Marco Antonio Lima / Prefeitura do Rio
Foto: Marco Antonio Lima / Prefeitura do Rio

"É uma honra receber a 41ª Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro. Reafirmamos nosso compromisso com a cooperação entre as cidades lusófonas, o desenvolvimento sustentável e a valorização da nossa herança comum. Estamos celebrando o Rio como a primeira cidade de língua portuguesa a ser Capital Mundial do Livro pela Unesco em 2025, reforçando nosso papel central na cultura e na história da lusofonia", destacou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, durante a abertura do evento.


Além do vice-prefeito, participaram da cerimônia o secretário-geral da UCCLA, Luís Álvaro Ferreira, o presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, o embaixador Laudemar Aguiar, o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, o secretário de Conservação, Didi Vaz, e a secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.


Organizado em parceria com a Prefeitura do Rio, o encontro, que termina nesta terça-feira (25/3), conta com uma programação extensa, incluindo painéis, assinatura de acordos de cooperação e visitas a marcos históricos do Rio, como a região da Pequena África, no Porto. Na manhã desta segunda-feira, foi assinado um memorando de entendimento entre Rio e Maputo (Moçambique), que são cidades-irmãs desde 2013, para aprofundar a cooperação em áreas como educação, cultura e turismo. Até o fim do evento, estão previstos outros acordos de intercâmbio entre cidades.


Cultura é tema de destaque nas discussões


Um dos eixos centrais do encontro é o fortalecimento de políticas públicas para o incentivo ao livro e à leitura, no contexto do programa Rio Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco. Pela primeira vez em 25 edições, uma cidade lusófona sediará o evento, que começa em 23 de abril no Rio de Janeiro. O tema será aprofundado em painéis com a presença do secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, entre eles a conferência “Rio de Janeiro e a Cultura em Língua Portuguesa”.


Como parte da recepção aos integrantes da UCCLA, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro apresentou a exposição “O Rio em Três Tempos”, um resgate da memória cultural da cidade a partir do olhar de três cronistas: as aquarelas de Jean Baptiste Debret e as lentes dos fotógrafos Augusto Malta e Marcello Cavalcanti, em três momentos históricos distintos.


"Essa mostra promovida pelo Arquivo Geral, com o olhar de três cronistas sobre a cidade do Rio de Janeiro, tem importância fundamental no resgate e na preservação do patrimônio cultural da cidade", afirmou o secretário de Cultura, Lucas Padilha.


No segundo dia da assembleia, terça-feira (25/3), os participantes farão uma série de visitas no Rio, incluindo o Centro de Operações do Rio (COR), o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), o Instituto Pretos Novos (IPN) e o Cais do Valongo, reforçando o compromisso com a preservação da memória afro-brasileira.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Rio

Comentários


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page