top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi casarão 780x90 29 11 24.jpg

Rodrigo Neves anuncia 11 nomes para 1° e 2° escalões

Há poucos dias da sua posse, o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta segunda-feira, 23, 11 nomes para cargos do primeiro e do segundo escalões da administração da cidade. Veja, abaixo, as nomeações anunciadas pelo futuro prefeito:


Segurança

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23), a equipe que integrará a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança. O secretário será Gilson Chagas e Alberto Kopittke atuará como consultor da pasta.


Gilson Chagas, Isabel Swan, Rodrigo Neves e Alberto Kopittke

"O secretário Gilson Chagas é um profissional de segurança pública que, nos últimos anos, atuou na Coordenadoria Geral de Segurança Pública do Ministério Público do Estado, comandou o 12º Batalhão de Polícia Militar, já foi secretário de Ordem Pública aqui em Niterói. O Alberto Kopittke é doutor em Criminologia, autor do livro 'Segurança Pública Baseada em Evidências' e vai ser o consultor da Prefeitura para a área de Segurança Pública. Nós fizemos nos últimos anos uma transformação positiva nas estruturas de ordem pública de Niterói com a valorização da Guarda Municipal em um programa que foi o maior programa de transformação dos guardas municipais do país. Realizamos concursos, investimos em equipamentos, construímos uma nova sede, implantamos o CISP, criamos e financiamos o Niterói Presente", conta Rodrigo Neves. "Sabemos que precisamos avançar e a chegada do secretário Gilson Chagas representa isso. É muito importante, diante dos novos desafios de integração das forças de segurança, o combate às milícias e a criminalidade, no sentido de avançarmos com novas tecnologias para a área da segurança pública e uma segunda geração de programas de prevenção à violência urbana. Eu não tenho dúvida que com uma equipe liderada pelo Gilson Chagas, com assessoria e apoio do Alberto Kopittke, Niterói vai melhorar ainda mais na área da segurança pública e vamos resgatar a questão fundamental da ordem pública. Vamos implementar logo no início do governo o programa Calçada Livre para remover obstáculos e tornar mais acessíveis as calçadas. Com a Secretaria de Conservação, vamos promover o programa caça-fios, com objetivo é retirar os fios inúteis dos postos e melhorar o aspecto da urbanidade e ordem. Com a Secretaria de Assistência Social, faremos uma ação humana e firme de atenção à população em situação de rua e garantir ao cidadão uma cidade ordenada, segura e com qualidade de vida", afirma Rodrigo.

Bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gilson Chagas foi secretário municipal de Ordem Pública de Niterói de 2016 a 2019.

“Participei dos outros dois governos na área de segurança pública, onde houve uma transformação na cidade, baixando significativamente os índices de criminalidade, desenvolvendo a Guarda Municipal, promovendo a integração entre as forças de segurança, quero ir além. Vamos aumentar o ordenamento urbano, promover a integração entre as forças de segurança, como nos orientou o prefeito, e investir em tecnologia. Pretendemos colocar Niterói em um patamar nunca antes imaginado em recursos para a segurança e a ordem", ressalta Gilson.

Alberto Kopittke é advogado, doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS. Bacharel em Direito, é especialista em Segurança Pública Baseada em Evidências e possui grande experiência na área de gestão de planos de prevenção a violência de Estados e municípios.

"Niterói já foi, na última década, a principal referência de redução da violência no Rio de Janeiro e acho que agora tem o grande desafio de se tornar uma referência nacional e da América Latina, especialmente agora que pretende trazer os melhores programas do mundo de prevenção para a gente disputar cada jovem da cidade contra o tráfico, contra o crime organizado, para que cada jovem possa estar dentro desses vários programas que a prefeitura tem. Vamos usar o que há de melhor no mundo, desde de programas familiares, programas escolares, programas nas comunidades, para que a Niteroi realmente mostre o caminho para vencer a violência para o Brasil inteiro. Niterói é essa a referência, mas nós vamos mostrar que pode ainda mais", diz Alberto.


CLIN

O prefeito eleito, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23), Acílio Borges para a presidência da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN).

"Acílio, por conta da sua experiência na Clin conhece cada distrito e é um niteroiense apaixonado pela cidade. Eu tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho na CLIN. A gente vai começar agora, a partir de 1º de Janeiro, um projeto dentro do plano de 100 dias chamado Cidade Limpa, onde a gente vai fazer uma grande força-tarefa da CLIN para colocar lixeirinhas, capina de sarjetas, limpeza de calçadas, reforço à poda que a nossa Secretária de Conservação faz. Vamos dar uma renovada na cidade e o Acílio já está orientado para começar", afirma Rodrigo.

Acílio Borges é advogado, tem experiência em administração e na Clin já ocupou os cargos de surpreendente e diretor.

"Estou muito animado com o convite e com bastante expectativa. Eu gosto muito de trabalhar na Clin e vou me dedicar ao máximo para corresponder a essa indicação", disse Acílio.


Habitação

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23), a equipe que integrará a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. Como secretária, o futuro chefe do Executivo municipal definiu Marcele Sardinha de Almeida. Sérgio Magalhães será o consultor especial da pasta.

"O Sérgio é urbanista, foi secretário de Habitação do Rio, trabalhou com João Sampaio em Niterói. Teremos uma atenção especial para o programa que vamos executar, o Vida Nova no Morro. A Marcele foi superintendente da Caixa Econômica Federal, diretora e liderou programas de desenvolvimento urbano em todo leste fluminense. Através da pasta da Habitação vamos estruturar uma estratégia que será uma grande revolução urbana positiva em Niterói, com a Marcele como nossa secretária de Habitação, mais uma mulher liderando. O Sérgio será consultor da prefeitura para todo tema relacionado a desenvolvimento urbano. Vamos investir recursos da prefeitura e de um acordo de cooperação com o BID, que fará chegarmos ao final do governo com todas as favelas de Niterói transformadas, com o apoio do programa Arquiteto de Família. Será uma inovação este programa. O arquiteto de Família será transformador para Niterói e inspirador para outras cidades. Os moradores das 80 favelas de Niterói terão apoio da prefeitura para fazer intervenções em suas casas, como reboco, instalações dos banheiros. Queremos chegar ao final desse ciclo com as favelas todas de Niterói transformadas e não se faz isso só com a vontade do prefeito, é preciso ter gente, equipe e liderança. E temos aqui o que tem de melhor para tornar isso realidade. Eu tenho certeza que Niterói vai dar um bom exemplo", destacou Rodrigo.

Marcele Sardinha de Almeida é economista, pós graduada em Gestão Urbana pela FGV e Gestão pelo Ibmec. 

"Estou muito motivada, muito animada e consciente de todo o trabalho que precisa ser desenvolvido. Nós temos o entendimento de que os projetos que estão postos para a Secretaria de Habitação têm um potencial transformador, gigante para a cidade, para toda a população de Niterói. Então, podem contar com toda a minha disposição, minha experiência, uma vontade enorme de fazer tudo isso acontecer para a gente ver a população de Niterói ainda mais feliz", disse Marcele.

Sérgio Magalhães é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -FAU/UFRGS(1967) e doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo-PROURB/FAU-UFRJ, com estágio na Universidade de Paris VIII (2004) e tem vasta atuação profissional nos setores público e privado.

"A percepção sobre as favelas é uma questão importantíssima que não se esgota na obra, não se esgota na urbanização. É um conjunto de coisas, onde esse conceito apresenta muito o princípio das pessoas. É preciso olhar a favela urbanizada, com casas de qualidade e ver que ali há um desenho urbanístico diferente da cidade convencional, mas que é assim e pode ser tão bom quanto um desenho de ruas planejadas. Têm exemplos no mundo todo que mostram isso, que é possível ter desenhos diferentes com qualidade de vida semelhante", ressalta Sérgio.


Educação

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou Bira Marques como secretário municipal de Educação. Bira Marques é sociólogo e professor, formado pela UFF e especialista em Teoria Política e Processo Legislativo.


Bira Marques com Rodrigo Neves

"O secretário Bira está há um ano e meio à frente da gestão da educação e deu um dinamismo novo à secretaria, por exemplo, com a infraestrutura escolar elevando de 20% para praticamente 100% a climatização das escolas, inaugurando cinco novas unidades, um grande complexo educacional e de esportes e vai consolidar sua gestão. Agora, com muita energia ao lado da Andrea Bello, que assume a FME, vai transformar Niterói em uma referência de escola pública municipal no Brasil. Estou muito animado e muito seguro e confiante nessa escolha que eu fiz do Bira como secretário de Educação", afirmou Rodrigo. "Quero destacar também a lealdade do Bira ao projeto político que eu lidero ao longo desses anos todos. Já são muitos anos de luta. Vamos estruturar juntos o Quarta Presente na Escola, que é um projeto já prioritário dos 100 primeiros dias. A partir da Secretaria de Educação, com a Secretaria das Culturas e a Secretaria de Esportes, vamos estruturar esse projeto para que comece logo depois do Carnaval. Meu compromisso ao longo do próximo mandato é melhorar os indicadores e não podemos mais admitir que nas quartas-feiras as crianças saiam fora do turno previsto da escola", justificou.

Como secretário de Educação na próxima gestão, Bira Marques diz que dará continuidade ao programa P.A.L.A.V.R.A., firmado em parceria com a UFF e que terá  foco na alfabetização em tempo escolar previsto, como forma de garantir melhor ciclo educacional às crianças.

"A gente ficou um ano e meio arrumando a casa e organizamos em boa medida a infraestrutura da educação pública de Niterói, mas agora temos que olhar para os novos desafios. Vamos melhorar os indicadores da nossa cidade e consolidar o Centro de Formação no Barreto, com o Centro de Treinamento de Niterói Jogando em Rede, porque a gente tem os jogos escolares mais consolidados do Brasil e as crianças da escola pública têm agora uma performance e um local para o jogo. Isso também faz parte de um processo de qualidade da educação pública. Nós vamos trabalhar bastante, vamos conseguir nossos resultados".


FME

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23,) Andrea Bello como presidente da Fundação Municipal de Educação (FME). Servidora pública há 30 anos, com experiência de gestão em diversos órgãos, historiadora com pós-graduação e mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV, Andrea Bello é doutora em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da UFF e tem experiência em estágio pós-doutoral em Ciências Sociais no CPDOC/FGV. Ela atuou como diretora escolar durante dez anos no Ciep e é professora concursada da Educação de Niterói.

"Andrea tem uma formação muito sólida, além do chão da escola, porque foi professora e profissional da educação. Eu tenho certeza que ela vai conduzir a Fundação de Educação com muita firmeza e adotando as medidas que a gente precisa para uma infraestrutura cada vez melhor e com resultados de excelência. A Andrea vai ter o desafio de melhorar a qualidade da educação, de melhorar a qualidade da gestão da Fundação de Educação e a gestão escolar. Tenho certeza que ela vai dar conta desse desafio", afirma Rodrigo.

Andrea Bello destaca que usará de sua experiência para ampliar o diálogo com toda a comunidade escolar e aumentar os índices da educação em Niterói.

"Agradeço a confiança que o prefeito Rodrigo Neves está depositando nesse novo ciclo de gestão e tenho certeza que a gente vai trabalhar para colocar a Niterói como uma referência no país em educação", aponta Andrea.


Gestão Estratégica e de Projetos

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou Elissa Rasma como coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica e Katherine Azevedo para coordenadoria do escritório de gestão de projetos.

"O Escritório Geral de Projetos e o novo Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) são duas ferramentas de extrema importância para a gestão e o planejamento do município. O Escritório de Projetos vai tratar todos os acordos de cooperação internacional e a captação de investimentos internacionais. O NGE cuida de todo o monitoramento do plano estratégico do Niterói que Queremos. São duas frentes muito importantes, duas ferramentas e duas áreas da administração que criei em 2013, e que vou retomar agora a partir de 2025. Teremos como objetivo fazer acordos de cooperação internacional com o BID, com foco em habitação de interesse social, em melhorias habitacionais, com o projeto Vida Nova no Morro, com foco em prevenção à violência urbana, esse é um tema que a presidência do BID tem priorizado. Vamos buscar esse acordo de cooperação internacional com o BID, como eu fiz no meu primeiro mandato com as obras de infraestrutura no Parque Social do Caramujo e na Região Oceânica. A agência francesa financiou os nossos estudos de VLT e agora nós vamos estar juntos trabalhando firme com o EGP buscando cooperar com a agência francesa para implantar o VLT. Já temos o financiamento que o EGP está coordenando com a Secretaria de Mobilidade e vamos ampliar os investimentos nessa área. Com a CAF, que já realizamos em parceria o programa Região Oceânica Sustentável, vamos buscar o Região Oceânica Sustentável II, que vai ser um projeto de um novo ciclo de investimentos com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida na região do Largo da Batalha, Pendotiba e Badu, que vão receber grandes investimentos no próximo governo.Com o NGE, teremos uma carteira de projetos estruturantes após o plano de 100 dias, o Niterói que Queremos 2050, Essas duas mulheres vão estar vinculadas à coordenação da nossa vice-prefeita. Serão três mulheres à frente de projetos fundamentais para nossa cidade e eu tenho certeza que elas irão desempenhar da melhor maneira", afirma Rodrigo. 

Katherine Azevedo é historiadora pela UFRJ e formada em Relações Internacionais pela UFF. Mestre em Ciências e Saúde pela Fiocruz, ela é pós-graduada em Gestão de Projetos e especialista em Diplomacia de Governos locais pela Universidad Belgrano. 

"Queria agradecer muito ao prefeito Rodrigo. Estou muito confiante e acho que Niterói tem um potencial absurdo para a área internacional, para a área de convênios, captação de recursos, somos muito bem-vistos nacionalmente e fora do país. Vamos avançar ainda mais na imagem de Niterói para fora e para dentro também", disse Katherine.

Formada em Gestão Pública pela UFRJ, Elissa Rasma tem mestrado na mesma área pela UFF e já atuou como subsecretária de Planejamento na Prefeitura de Niterói. 

"Formaremos eu e a Katherine uma grande parceria para avançarmos ainda mais em Niterói. Construindo uma boa carteira de projetos, vamos avançar com esses projetos, acelerá-los e planejarmos a Niterói do futuro para 2050, pensando na nova geração. Tenho certeza que será um grande desafio", considera Elissa.


Esporte e Lazer

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, escolheu Luiz Carlos Gallo para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) a partir do próximo ano (2025). 

Luiz Carlos Gallo foi eleito vereador em Niterói nove vezes, atuou como secretário de Esporte e Lazer de Niterói, de 2017 a 2022 e, agora, volta ao cargo.


Isabel Swan, Rodrigo Neves e Gallo

"O vereador Gallo tem muita experiência, foi presidente da Comissão de Esporte da Câmara de vereadores, foi meu líder de governo e exerceu a liderança de governo com competência e habilidade. No meu segundo mandato, convidei o Gallo para ser secretário de Esporte e ele deu uma guinada na agenda do esporte em Niterói. Hoje, a secretaria de Esporte e Lazer é uma das secretarias mais importantes de Niterói, pois a cidade tem grande vocação para o esporte. Temos hoje a primeira mulher vice-prefeita da história de Niterói que é uma atleta super reconhecida no Brasil e no mundo, a Isabel Swan. Gallo vai fazer uma gestão ainda melhor na secretaria. Teremos o Pan Americano como um projeto muito viável. Estamos construindo a Arena da Concha Acústica para ser inaugurada em 2025. Precisamos ampliar ainda mais os núcleos de esporte nas comunidades, para a Região Oceânica e a região do Largo da Batalha. Temos ainda muitos projetos, como o da Lei de Incentivo, o time Niterói, que o Gallo e eu já definimos como prioritários. Tenho certeza que Niterói vai ser uma referência nacional de Secretaria Municipal de Esporte e Lazer nessa gestão”, ressaltou Rodrigo.

A velejadora olímpica e vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, celebrou a escolha e destacou os desafios da área de esportes nos próximos anos. 

"Niterói tem toda vocação para o esporte, infraestruturas foram criadas e a gente pode utilizar ainda melhor essas infraestruturas no contraturno escolar. O esporte fortalece também a formação das crianças, da autoestima, da civilidade. Com certeza o Gallo, com toda a experiência que ele tem, vem para unirmos forças e trabalharmos juntos, porque a gente ama a nossa cidade", disse Isabel Swan.

No dia 1º, Gallo assume seu nono mandato na Câmara e, no mesmo dia, tomará posse como secretário de Esporte e Lazer.

"Estou lisonjeado com o convite. Não vai faltar lealdade e dedicação. Eu fico muito feliz em poder participar desse novo ciclo que começa agora a partir do dia 1º e do lado da nossa querida Isabel Swan, que tem uma experiência de medalhista e uma forte relação com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Vai ser muito importante nossa parceria para somar com a secretaria. Esse grupo com certeza vai se consolidar cada vez mais e nós vamos transformar Niterói na cidade do esporte em todos os sentidos e em todas as modalidades”, destacou Gallo.


Assistência Social

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou, nesta segunda-feira (23), Elton Teixeira para a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária.

"Eu não tenho dúvida que nesse novo ciclo o Elton vai consolidar as conquistas relacionadas à renda básica e à Moeda Arariboia, que é o maior programa municipal de renda básica do mundo, proporcionalmente. Em agosto de 2025, nós vamos ter o encontro mundial da renda básica, de todas as experiências internacionais, aqui em Niterói, para a gente debater sobre isso com o resto do mundo. A primeira medida do nosso novo governo é a inclusão de 9.500 famílias na Moeda Arariboia, incluindo idosos mais carentes e beneficiários do BPC. Faremos no dia 2 de janeiro a primeira entrega no às famílias da Moeda Arariboia. Depois, faremos na região do Largo da Batalha e na Região Oceânica. Todos os cartões serão distribuídos até o dia 9 de janeiro e, no dia 11 de janeiro, conforme prometido, pagaremos o benefício na conta das pessoas. O nosso foco principal será resolver o problema da população em situação de rua com um programa integrado da assistência social,saúde e ordem pública, para promovermos a profissionalização e a habitação. Estamos conversando com institutos e instituições que têm muita experiência nisso, como a Fundação Bloomberg, do ex-prefeito Bloomberg de Nova Iorque. Vamos fazer agora em janeiro um acordo com o Tribunal de Justiça e, em parceria com a Defensoria Pública, vamos implementar também um programa de apoio a essas famílias para elas saírem das ruas e possam ser inseridas na sociedade ”, aponta Rodrigo.

Formado em jornalismo, Elton Teixeira é pós graduado em relações governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestrando em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).   

"Agradeço ao prefeito Rodrigo Neves pela confiança. É um desafio a gente continuar trabalhando para seguirmos diminuindo desigualdades sociais. Eu tenho certeza de que Niterói, da mesma forma que durante a pandemia foi um farol de políticas públicas para o Brasil e para o mundo, nesse próximo período também vai implementar políticas públicas que serão exemplos no acolhimento a população em situação de rua, integrando uma série de serviços. A cidade vai continuar diminuindo desigualdades e vai continuar investindo na política de segurança alimentar" afirma Elton Teixeira.

Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi casarão 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page