top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Rodrigo Pacheco, do DEM, é eleito presidente do Senado


Senador Rodrigo Pacheco, do DEM-MG, eleito com apoio do presidente Bolsonaro (Marcos Oliveira/Agência fSenado)

Cotado como favorito para ganhar a eleição para a presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) confirmou as expectativas e foi eleito na tarde desta segunda-feira (1º) com 57 votos.

Rodrigo Pacheco venceu o pleito a contra senadora Simone Tebet (MDB-MS), após as desistências de Major Olímpio (PSL-SP), Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Lasier Martins (Podemos-RS).

O plenário do Senado é composto por 81 parlamentares, mas apenas 78 votaram. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com R$ 30 mil escondido na bunda, está licenciado do mandato e os senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcellos (MDB-PE) disseram se ausentar por motivos médicos.

Praticamente na véspera das eleições para presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, o governo federal destinou R$ 3 bilhões para um grupo de 285 parlamentares (250 deputados e 35 senadores) em verbas para aplicarem em obras nos seus redutos eleitorais, segundo denunciou o jornal Estado de São Paulo.

Após o anúncio do resultado, o presidente Jair Bolsonaro celebrou a vitória de seu aliado em uma rede social e fez um comentário sobre o voto impresso.

​O ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tinha esperança de concorrer à reeleição. Mas foi barrado pelo Supremo Tribunal Federal. Diante da decisão, Alcolumbre trabalhou para eleger Rodrigo Pacheco, que também recebeu apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Quem é Rodrigo Pacheco?

Formado em Direito, o senador está em seu primeiro mandato no Senado. Antes, havia sido deputado federal. Foi o amplo favorito para assumir o Senado, tendo sido apoiado até pelo Partido dos Trabalhadores, principal partido de oposição do governo.

Pacheco afirmou ao longo de sua campanha que buscaria "garantir as liberdades, a democracia, as estabilidades social, política e econômica do país, bem como a segurança jurídica, a ética e a moralidade pública, com respeito às Leis e à Constituição Federal".

Ele apoiou o governo na proposta do auxílio emergencial, e ajudou a aprovar a reforma da Previdência em 2019. Por outro lado, votou para derrubar o veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamentos em 2020.


Com a Sputnik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page