Rússia recebe mostra da China sobre gastronomia antiga
- Mehane Albuquerque
- há 15 horas
- 2 min de leitura
De 11 de abril a 17 de agosto de 2025, a Rússia sediará a maior exposição sobre as tradições gastronômicas da China. O anúncio foi feito pela diretora-geral dos Museus do Kremlin de Moscou, Elena Gagarina, durante uma coletiva de imprensa no Centro de Mídia Cultural e Informativo BRICS+. A TV BRICS é coorganizadora da coletiva de imprensa e parceira internacional do projeto.

Ao responder à pergunta da moderadora, Ksenia Komissarova, editora-chefe da TV BRICS, Gagarina ressaltou o compromisso da Rússia com a divulgação da cultura chinesa.
A cooperação entre os Museus do Kremlin e o Museu Nacional da China começou em 2006, com a exposição "Rússia dourada: tesouros do Kremlin de Moscou", em Pequim. Desde então, a parceria só cresceu: em quase duas décadas, foram realizados seis grandes projetos em museus chineses, incluindo "Armaria dos autocratas russos", no Museu de Xangai (2015), que atraiu mais de 640.000 visitantes; e "Autocrata de toda a Rússia: santidade e grandeza do poder", exibida em Hong Kong em 2021, durante a pandemia.
"No Kremlin já realizamos três exposições vindas da China, e agora estamos preparando a quarta", acrescentou Gagarina.
A nova exposição oferecerá ao público um mergulho nos hábitos alimentares da China Antiga, desde os primeiros utensílios do período neolítico até as sofisticadas louças cerimoniais da era imperial. Um destaque especial será dado ao vinho e ao chá, elementos fundamentais da cultura chinesa.
Gagarina contou que a montagem da exposição tem uma história peculiar.
"Os colegas chineses abriram uma exceção e nos permitiram acessar seus acervos. Selecionamos as peças que acreditamos ser mais interessantes para o público russo", disse.
Ela também destacou que solicitou o aumento do número de itens para exposição.
"A China tem um sistema rígido para autorização de exportação de peças. Normalmente, são liberados de 50 a 70 itens. Desta vez, conseguimos 145, o maior número já autorizado para uma exposição sobre esse tema fora do país. É uma mostra realmente exclusiva", afirmou.
A exposição faz parte do calendário oficial dos Anos da Cultura Rússia-China (2024–2025) e responde à exibição "Banquete russo: comida tradicional, bebidas e arte da mesa", que foi apresentada em Pequim com peças da coleção dos Museus do Kremlin.
O Centro de Mídia Cultural e Informativo BRICS+ é uma plataforma multifuncional voltada à promoção da cooperação humanitária entre os países do BRICS+, além de fomentar a cultura, a ciência e a educação. Criado pela Biblioteca Rudomino de Literatura Estrangeira da Rússia, em parceria com a TV BRICS, o espaço abriga coletivas de imprensa, seminários, mesas-redondas, mostras de cinema e eventos culturais e educacionais. A capacidade é de até 50 participantes por atividade.
Fonte: TVT BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments