top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Sala Nelson Pereira dos Santos exibe mostra de Renato Shamá

Até 30 de novembro, os frequentadores da Sala Nelson Pereira dos Santos, no Centro Petrobras de Cinema, poderão visitar a exposição Still Life – Natureza Morta, do artista visual Renato Shamá. Por meio de manchas, pinceladas e rabiscos rápidos, o artista procura mostrar a natureza em um processo rápido e instantâneo, com suas mãos captando as impressões da realidade à sua frente.

Divulgação

Cada obra é uma brincadeira de compor, seja de forma aleatória e espontânea, seja de forma metódica e formal. São ricas de memórias e situações que a simples observação pode reviver, prestar atenção ao nosso entorno.


Um café à tarde com algum amigo, um café da manhã agradável, flores recebidas como presente de alguém, são sempre boas lembranças, memórias das situações vividas.

Divulgação

O artista procura dar ênfase a essas lembranças como se suas obras também fossem ricas de uma simbologia própria, convidando o espectador a educar o olhar para a natureza, para os momentos do seu dia a dia, e até mesmo para a sua própria memória.

Divulgação

O artista


Carioca, Renato Shamá começou sua trajetória nas artes influenciado pelos trabalhos de seu avô. Desenvolveu a pintura de forma inicial com Silas de Andrade, em um ateliê de Niterói. A partir de então pintou durante 3 anos em ateliê e em casa. Uma mera curiosidade e hobby virou atração de verdade ao se inscrever na graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA), da UFRJ.


Durante a faculdade começou a atuar profissionalmente, participando de exposições coletivas, em Niterói, São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro.

Divulgação

Shamá trabalha o tema de retratos, o impressionismo, o procedimento de pintura da mancha, assim como os temas tradicionais: natureza morta, marinha, paisagem, figura humana, etc. Já estudou de forma experimental, indo em direção ao "Sincretismo", à filosofia deleuziana (Gilles Deleuze), à literatura de Marcel Proust e à busca do autoconhecimento. Ultimamente tem explorado o campo do espiritismo, sua religião, e de sua família.


Obras


1 – "Natureza Morta Pandêmica" ou "Domingo a Domingo". Pintura do natural. Técnica: óleo s/ tela. Tamanho: 51x230 cm. 2020.

2 – "Flores do campo". Técnica: óleo s/ tela. Tamanho: 131x87 cm. 2021. Pintura do natural (Sem moldura).

3 – "As begônias". Técnica: óleo s/ madeira. Tamanho: 59x40 cm. 2021. Pintura do natural (Sem moldura).

4 – "Hooked on Classics". Técnica: óleo s/ papel Kraft. Tamanho: 102x62 cm. 2018 (Com moldura).

5 – "Natureza morta quadrilátera". Técnica: óleo s/ papel Kraft. Tamanho: 85x118 cm. 2020 (Com moldura).

6 – "Rosas de jardim". Técnica: óleo s/ tela. Tamanho: 71x118 cm. 2021. Pintura do natural.


Serviço


Exposição: Still Life - Natureza Morta, de Renato Shamá

Data: Até 30 de novembro de 2024

Visitação: Durante os espetáculos

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói

Classificação Indicativa: Livre

Evento gratuito


‌Fonte: SMC / FAN

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page