Santuário do Cristo Redentor reabre após vistoria e novas medidas
O Santuário do Cristo Redentor foi reaberto na manhã desta terça-feira (18/3), após nova vistoria com o Corpo de Bombeiros às 7h para avaliar as condições de funcionamento. O fechamento do local, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade do Rio de Janeiro, se deu após a morte de Jorge Alex Duarte, de 54 anos, na manhã de domingo (16/3), que desmaiou nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, que dão acesso ao Cristo Redentor. Testemunhas afirmaram que ele passou mal por volta das 7h39, mas quando o Samu chegou, às 8h13, Jorge Alex já estava morto.

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, anunciou as medidas que foram tomadas. Uma ambulância ficará disponível no local para prestar os primeiros socorros aos visitantes durante o horário de funcionamento.
Os dois postos de saúde presentes no local precisarão funcionar do primeiro ao último visitante, sem exceções, já que o ICMBio autoriza que os funcionários cheguem ao local pelo menos 1h antes da abertura. Após o acidente, nenhuma das empresas assumiu a responsabilidade pelo ocorrido. O secretário afirmou que os postos de saúde são de responsabilidade de duas empresas: uma do Trem do Corcovado e outra da Paineiras Corcovado.
O secretário também afirmou que serão feitas obras de acessibilidade para melhorar o acesso de cadeirantes. Além disso, as empresas terão que fornecer recursos para as melhorias e futuras obras
Segundo Gutemberg, o fechamento do local foi necessário porque nenhum órgão assumiu a responsabilidade pelo acidente.
"Precisávamos de uma ação imediata, pois ninguém queria assumir a responsabilidade. Estamos priorizando a segurança dos visitantes", afirmou.
Após o acidente, o Procon-RJ realizou uma vistoria e interditou a venda de bilhetes do trem que leva ao Cristo Redentor, na manhã desta segunda-feira (17). O sistema de vans que leva ao monumento também foi paralisado.
Comentários