top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Sem vacina, Bolsonaro suspende compras de seringas


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (6) que o Ministério da Saúde só vai comprar seringas quando "os preços voltarem à normalidade".

Bolsonaro disse que estados e municípios tem estoques suficientes para começar a campanha de vacinação contra Covid-19, mas ele não deu detalhes sobre estes estoques.

"Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade", escreveu Bolsonaro em uma postagem no Facebook.

Fakenews

Bolsonaro também escreveu que cerca de 44 países estão vacinando, "contudo a Pfizer vendeu para muitos desses, apenas 10.000 doses. Daí a falácia da mídia como se estivessem vacinando toda a população", completou o presidente.

Na realidade, esses países compraram milhões de doses de vacina da Pfizer e estão apenas no início da imunização de suas populações, enquanto no Brasil o governo ainda não informa as datas para o início da vacinação.

De acordo com a estimativa feita na última segunda-feira pelo Our World in Data, plataforma mantida pela Universidade de Oxford, mais de 12 milhões de vacinas já foram administradas em mais de 40 países.

Fracasso

Na semana passada, o Ministério da Saúde fracassou em uma licitação para comprar seringas e agulhas. Conseguiu garantir apenas 7,9 milhões de unidades das 331,2 milhões que tentava adquirir. As empresas reclamaram que os preços pagos pelo governo estavam abaixo dos praticados no mercado.

Após o fracasso em sua última tentativa, o governo brasileiro decidiu proibir a exportação de seringas e agulhas. A decisão foi informada no domingo (3) pela secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), toda a produção das empresas brasileiras é para atender o atual consumo, para o plano de vacinação do governo e para o uso em hospitais e venda ao público em farmácias. O Brasil produz cerca de 1.3 bilhões de unidades/ano. Para atender a vacinação da população brasileira contra a Covid-19, vai aumentar a produção em cerca de 300 milhões neste ano e 400 milhões em 2022.

Segundo a Abimo, a decisão do governo em restringir a exportação destes materiais não afetará em nada o mercado, porque a maior parte da produção já é para o mercado interno.

Ciro: pressa com cloroquina

As declarações de Bolsonaro também repercutiram nas redes sociais. O ex-ministro e líder do PDT, Ciro Gomes foi dos primeiros a detonar: "Governo Bolsonaro teve pressa em comprar cloroquina superfaturada, levou quase 6 meses para publicar edital para aquisição de seringas e agora suspendeu a compra "até que os preços voltem à normalidade". Seringas e vacinas salvarão vidas que Bolsonaro insiste em condenar à morte!", escreveu Ciro Gomes, explicando em seguida: "Municípios brasileiros têm a cloroquina para um século, mas o medicamento tem validade de até 2 anos. O exército, que comprou cloroquina sem eficácia comprovada, justificou ao Tribunal de Contas da União como uma medida para "levar esperança a milhões de corações aflitos"."


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page