SP entregará parte das doses da CoronaVac à Saúde
O governador de São Paulo, João Doria, disse neste domingo, após a vacinação da primeira pessoa no Brasil em hospital da capital paulista, que o seu governo já iniciou o processo de entrega de vacinas CoronaVac para o governo federal, de forma a integrar o programa nacional de vacinação contra a Covid-19.
Em coletiva, da qual participou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, foi informada a quantidade de doses que serão entregues ao governo federal. De um total de 5.994.576 doses disponíveis no Butantan, 4.636.936 serão entregues ao Ministério da Saúde para a aplicação em outros estados brasileiros. As demais 1.357.640 serão distribuídas no estado de São Paulo.
De acordo com informação publicada na Folha de S. Paulo, Doria pretende enviar uma parte das doses referente a São Paulo ao Amazonas, independentemente do plano federal.
Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da CoronaVac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e também da AstraZeneca, vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Poucos minutos depois da decisão, o governo de São Paulo se adiantou e aplicou a primeira dose da CoronaVac em uma enfermeira do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que se tornou, assim, a primeira pessoa vacinada no país contra o novo coronavírus.
"Hoje é o dia V. É o dia da vacina, é o dia da verdade, é o dia da vitória, é o dia da vida", disse neste domingo (17) o governador João Doria, acrescentando que a aprovação das vacinas marca "o triunfo da vida contra os negacionistas, contra aqueles que preferem o cheiro da morte ao invés do valor e da alegria da vida".
A coletiva foi marcada por críticas à administração federal por conta de sua gestão da pandemia.
O Ministério da Saúde confirmou para quarta-feira (20) o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
Em São Paulo, onde ficarão cerca de 1,3 milhão de doses, a vacinação deve começar nesta segunda-feira (18).
Comments