top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi canal 728x90 29 11 24 .jpg

STF autoriza inquérito contra Pazuello por colapso em Manaus


(Foto: Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, autorizou nesta segunda-feira (25) a abertura de um inquérito para investigar as responsabilidades do atual ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello, no colapso na área de saúde em Manaus. Ele deverá prestar depoimento dentro de cinco dias após receber a intimação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão atende a um pedido feito pelo procurador-geral, Augusto Aras, no último fim de semana, que, por sua vez, atendeu a pedidos feitos por partidos políticos, que acusaram Pazuello de ser negligente no caso do avanço da Covid-19 na capital amazonense, onde dezenas de pacientes morreram por falta de oxigênio e muitos outros precisaram ser transferidos para outros estados para receber os devidos cuidados.

​As suspeitas são de que o ministro e sua equipe tenham demorado mais do que o necessário para agir após serem notificados sobre a iminente falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, atraso que pode ter sido determinante para a situação caótica observada na cidade. De acordo com informações prestadas pela Advocacia Geral da União (AG) a Lewandowski, o governo sabia do "iminente colapso" em Manaus 10 dias de estourar a crise.

"Considerando que a possível intempestividade nas ações do representado, o qual tinha dever legal e possibilidade de agir para mitigar os resultados, pode caracterizar omissão passível de responsabilização cível, administrativa e/ou criminal, impõe-se o aprofundamento das investigações a fim de se obter elementos informativos robustos para a deflagração de eventual ação judicial", disse o procurador-geral no documento enviado ao STF.

Kommentare


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page