top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

STF veta Pazuello de pleitear seringas compradas por SP


(Fotos Públicas)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (8) impedir o governo federal de requisitar insumos para vacinação, especialmente agulhas e seringas, já comprados pelo governo do estado de São Paulo.

A medida foi determinada após o governo de São Paulo informar no pedido feito ao STF que firmou contratos com uma empresa para fornecer seringas e agulhas a serem usadas no programa estadual de vacinação e os produtos foram requisitados pelo governo federal. O prazo para entrega das seringas e agulhas ao Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, era até as 12 horas desta sexta. De acordo com o governo paulista, o estado foi informado da decisão do governo federal pela empresa contratada e o pagamento pelo material já havia sido empenhado.

Em sua decisão, Lewandowski determinou também que a União devolva ao estado de São Paulo eventuais insumos que já estejam sob posse do governo federal.

"Caso os materiais adquiridos pelo autor da presente demanda já tenham sido entregues, a União deverá devolvê-los, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00", escreveu o ministro.

Para Lewandowski, a falta de antecedência no planejamento da União não pode afetar um ente federativo.

"A incúria do governo federal não pode penalizar a diligência da administração do estado de São Paulo, a qual vem se preparando, de longa data, com o devido zelo para enfrentar a atual crise sanitária", escreveu Lewandowski.

Na segunda-feira (4), o governo federal informou que requisitou estoques excedentes de fabricantes de seringas e agulhas.

​A decisão de Lewandowski é cautelar (provisória) e será levada para referendo do plenário do STF.

O Ministério da Economia anunciou só nesta quarta-feira (6) a redução do imposto de importação de agulhas e seringas para uso na vacinação contra a Covid-19.

A medida visa contornar o fracasso no pregão eletrônico realizado na semana passada onde o governo brasileiro tentou adquirir 331 milhões de seringas, mas comprou apenas oito milhões.

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page