top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

TCU dá 15 dias para Exército explicar distribuição de cloroquina


Ministro da Saúde, general da ativa Eduardo Pazuello: muito a esclarecer ao TCU (Reprodução)

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu 15 dias para o Ministério da Saúde e o Exército Brasileiro explicarem a produção e distribuição de milhões de comprimidos de cloroquina, mesmo sem ter eficácia comprovada para o tratamento de doentes com Covid-19.

O ministro Benjamin Zymler, do TCU, pede informações sobre os critérios de produção pelo Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército e distribuição para as secretarias estaduais e municipais. Zymler quer informações também sobre a compra de insumos para a fabricação do remédio - historicamente indicado para tratar pacientes com malária - e ainda sobre a guarda, fracionamento e distribuição dos 3 milhões de unidades do medicamento recebidos por doação do governo dos Estados Unidos no ano passado, quando, por orientação da agência de controle de saúde norte-americana, deixou de ser usado contra a Covid-19 no país.

Apesar de não ter eficácia comprovada contra o coronavírus, o medicamento foi sistematicamente recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de tratamento contra a Covid-19. Dois ministros da saúde foram demitidos em meio à polêmica do uso do remédio para tratamento precoce da doença, até que o atual ministro, general Eduardo Pazuello, assumiu e o uso da cloroquina passou a ser padrão recomendado pela pasta.

Na semana passada, o TCU também cobrou um posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre o uso do medicamento, depois que Pazuello mudou o seu posicionamento e passou a afirmar que a pasta não indica qualquer medicação para ser utilizada no combate à Covid-19.

Com os questionamentos e pedidos de informações, Zymler deixa antever que o objetivo do TCU é confirmar uma possível prática de crimes e apontar seus responsáveis.


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page