top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Tour de mídia do BRICS visita Centro de Informações da ONU

Nesta segunda-feira, 10 de julho, os participantes do tour de mídia visitaram o Centro de Informações da ONU, em Moscou, onde participaram da sessão "Trabalho da ONU na Rússia. ODSs e Mídia".

TV BRICS

Vladimir Kuznetsov, diretor do Centro de Informações da ONU em Moscou, disse que o CI ONU em Moscou e a equipe das agências da ONU que trabalham na Rússia tiveram o prazer de receber os chefes dos principais meios de comunicação dos países do BRICS e da África na capital da Federação Russa. Ele também agradeceu à rede internacional TV BRICS por sediar a reunião com os delegados.


"Tivemos a oportunidade de ter uma conversa sincera, de discutir questões que preocupam as pessoas que trabalham no espaço da mídia. Questões de fluxos de informação, do espaço digital, dos desafios que enfrentamos. E pensamos juntos sobre como a Organização das Nações Unidas pode ser útil para ajudar pessoas de diferentes países e culturas, representando diferentes civilizações, a conversar, ouvir e respeitar uns aos outros", afirmou.


Kuznetsov enfatizou que os centros de mídia desempenham um papel muito importante na interação com a comunidade de mídia:


"Nossa tarefa é falar sobre o que a ONU está fazendo, quais são nossas abordagens em diferentes áreas do mandato da organização mundial, inclusive em termos de espaço digital, em termos de disseminação de informações em redes sociais, em termos de publicação, em termos da linguagem em que conduzimos o diálogo com diferentes públicos. Estamos abertos e prontos para compartilhar nossa experiência, nossas abordagens e nossos princípios. E, para nós, é de fundamental importância apoiar a diversidade, as diferenças culturais e civilizacionais que existem entre as comunidades e dentro delas".


"Uma parte muito importante do programa de mídia foi a reunião no Centro de Informações da ONU em Moscou, que é um parceiro da rede TV BRICS. Foi muito importante para nós compartilhar com os delegados nossa experiência de cooperação com a ONU na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fico feliz por termos tido uma discussão muito ativa. Os delegados perguntaram se há centros de informação da ONU em seus países e como interagir com eles. Foi importante para nós mostrar que a Rússia está ativamente integrada ao contexto internacional e às atividades internacionais. As organizações internacionais fazem seu trabalho aqui, e é por isso que o programa da turnê de mídia incluiu eventos como uma reunião no Centro de Informações da ONU em Moscou e, é claro, o prêmio Internacional de Global Energy. Tudo isso enfatiza o status da Rússia como uma potência internacional que hospeda e realiza eventos de nível internacional", disse Janna Tolstikova, Diretora Geral da TV BRICS.


Ela também observou que os delegados dos países do BRICS e da África concordaram, durante a discussão, que a mídia deveria aumentar o número de notícias positivas. A missão da TV BRICS, que também é apoiada pelo Centro de Informações, é aumentar o número dessas histórias.


"Falamos sobre uma agenda construtiva e pacífica. Falamos sobre áreas de cooperação entre diferentes países e tentamos chamar a atenção das pessoas para tópicos como cultura, tradições, turismo, negócios, economia, exatamente aquelas áreas em que temos algo a compartilhar uns com os outros, algo a aprender uns com os outros. E isso é muito importante do ponto de vista da missão da TV BRICS e, é claro, das atividades dos Centros de Informação da ONU em todo o mundo", acrescentou Tolstikova.


German Hermin Ferras Alvarez, diretor da edição cubana da Prensa Latina em Moscou, acredita que plataformas como a TV BRICS e outras mídias nacionais nos países do grupo dos cinco permitem cobrir informações que não são cobertas por outras mídias. Ele disse que é muito importante ter esses Centros de Informação em cada país, pois essas organizações oferecem uma oportunidade de analisar qualquer tópico de diferentes ângulos e levar em conta diferentes opiniões.


Por sua vez, Nyana Molete editor-chefe do BRICS Africa Channel, elogiou a discussão.


"A mídia opera em um determinado contexto e, portanto, para nós é importante divulgar informações verdadeiras de fontes confiáveis. Além disso, acho que também é importante divulgar informações que visem ao desenvolvimento, à união das pessoas em todo o mundo e não a algo que nos separe. Portanto, acho que foi uma discussão muito frutífera", defedeu ela.


O BRICS Media Tour é conduzido pela BRICS-Media Association em cooperação com a TV BRICS com uma bolsa fornecida pela Fundação de Diplomacia Pública Gorchakov.


Entre os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition estão os principais gerentes de empresas de mídia, parceiros da rede TV BRICS do Brasil, Índia, China, África do Sul, Zimbábue e Moçambique, representando diferentes tipos de mídia: estações de TV públicas e privadas, rádio, agências de notícias de níveis nacional e regional.


Fonte: TV BRICS

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page