Uganda recebe convite para ser país parceiro do BRICS
O ministro das Relações Exteriores de Uganda Abubaker Jeje Odongo reuniu-se com o chanceler russo Serguei Lavrov durante a conferência ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África. A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Na reunião as partes discutiram a interação do país com o BRICS. O encontro abordou, particularmente, a questão de conceder a Uganda o status de país parceiro da associação.
"Apoiamos a candidatura de Uganda quando, em outubro deste ano, na cúpula do BRICS, foi discutida a questão de convidar nossos amigos a se tornarem países parceiros", disse Serguei Lavrov.
De acordo com a agência de notícias ugandense The New Vision, o status de parceria do país africano oriental poderia ser consolidado já em dezembro deste ano. Segundo Odongo, estão em andamento consultas com o presidente do Estado Yoweri Museveni sobre o assunto.
Durante as conversas, os chanceleres da Rússia e de Uganda também discutiram as principais áreas de cooperação entre os dois países, com foco na construção de uma parceria comercial, econômica e de investimentos mutuamente benéfica, elaborando projetos conjuntos de energia, mineração e outros campos.
Além disso, a reunião da comissão intergovernamental está agendada para dezembro na capital ugandense de Kampala, onde as delegações da Rússia e de Uganda poderão considerar uma série de questões mais detalhadamente.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments