União Europeia expande investigação sobre a rede social de Elon Musk
A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira (17) que vai expandir suas investigações sobre a rede social X (antigo Twitter), do bilionário tecnológico e ativista de extrema direita Elon Musk. O anúncio se dá em meio a suspeitas de manipulação de algoritmos da plataforma para fins políticos e violação das regras da União Europeia (UE) sobre moderação de conteúdo. Musk é um aliado próximo de Donald Trump, que assume a presidência dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (20).
"Hoje tomamos novas medidas para lançar luz sobre o cumprimento dos sistemas de recomendação da X com as obrigações" previstas na Lei de Serviços Digitais (DSA), na sigla em inglês), apontou a comissária europeia de Soberania Tecnológica, Henna Virkkunen, citada pela Reuters.
A UE começou a investigar a rede social em dezembro de 2023, sob suspeita de violação de obrigações. Foi a primeira ação desse tipo sob a Lei de Serviços Digitais, que exige que as grandes plataformas digitais façam mais para combater a disseminação de desinformação ou conteúdos ilegais com riscos à segurança pública e à ordem institucional.
Comments