Veleiro Fraternidade zarpa do Brasil sob a bandeira BRICS
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Começa neste sábado, 12 de abril, uma expedição internacional inédita ao longo da Rota Marítma do Norte, organizada pelo engenheiro e escritor brasileiro Aleixo Belov. O veleiro Fraternidade, sob o comando do capitão russo Serguei Shcherbakov, deixará o porto brasileiro de Salvador, na Bahia, e seguirá rumo à Sibéria. É o que relata o Zarubejom, uma publicação online russa, filiada ao Eurasian Media Group, que sucedeu o jornal soviético Za Rubezhom, fundado pelo excritor Maxim Gorky e que circulou entre 1930 e 1991.
Nove pessoas - uma equipe mista de brasileiros e russos, unidos pelo espírito de aventura e amor pelo mar - zarparão do Brasil carregando a bandeira do BRICS – é a forma que estes navegadores decidiram utilizar para assinalar o 20º aniversário do bloco. Os preparativos já estão a todo vapor, incluindo o abastecimento de provisões e a documentação necessária para a passagem pela Rota Marítma do Norte.
“Nossa viagem é dedicada ao BRICS porque, na minha opinião, o BRICS é muito mais importante do que qualquer outra associação do tipo”, disse Aleixo Belov ao Zarubejom. “Nosso futuro agora depende em grande parte do BRICS. É uma aliança muito forte de vários países grandes, incluindo o Brasil e a Rússia. E esses países vêm agora desempenhando um papel importante no cenário mundial”.

O iate a ser usado na viagem tem 21,5 metros de comprimento, com quilha rebaixável. É dez vezes superior ao iate Sibéria, do capitão Serguei Shcherbakov, em deslocamento de água e tem quase o dobro em comprimento. A embarcação é de aço e muito resistente, com dois motores de 300 cavalos de potência. Os iatistas o consideram ideal para navegar nas rigorosas latitudes do Ártico.
Serguei Shcherbakov, natural da cidade de Omsk, na Rússia, observa: “A expedição não é apenas um teste técnico de navegação, mas também uma oportunidade de intercâmbio cultural e científico entre nossos países”.
A expedição se tornou possível graças à amizade dos povos e, para ser mais preciso, do viajante de Omsk e capitão Serguei Shcherbakov e do engenheiro, iatista e escritor brasileiro Aleixo Belov, de Salvador. O destino uniu os dois marinheiros por acaso, e não no mar, mas em terra. Desde os primeiros instantes, o brasileiro e o russo reconheceram um no outro espíritos afins, e decidiram que um dia viajariam juntos.
Fonte: Eurasian Media Group, parceiro oficial de mídia da expedição.
O Eurasian Media Group foi criado em 2001. Inclui o portal de informações e análises “Eurasia Today”, a publicação digital “zarubejom.ru”, a Caspian News Agency e o centro multimídia internacional “Eurasia Today”. O “Eurasia Today” é um projeto informativo-analítico e educacional representado por um portal da Internet e uma revista. Ele cobre eventos importantes em economia, ciências, artes, cultura e esportes no continente eurasiático, fornece aos leitores conhecimentos sobre a história dos países da região e informa sobre os processos de integração internacionais nos marcos da UEE (União Econômica Eurasiática), ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), OCX (Organização para Cooperação de Xangai) e outras associações.
Comentarios