top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Veleiro Fraternidade zarpa do Brasil sob a bandeira BRICS

A expedição é organizada pelo engenheiro e escritor brasileiro Aleixo Belov
A expedição é organizada pelo engenheiro e escritor brasileiro Aleixo Belov

Começa neste sábado, 12 de abril, uma expedição internacional inédita ao longo da Rota Marítma do Norte, organizada pelo engenheiro e escritor brasileiro Aleixo Belov. O veleiro Fraternidade, sob o comando do capitão russo Serguei Shcherbakov, deixará o porto brasileiro de Salvador, na Bahia, e seguirá rumo à Sibéria. É o que relata o Zarubejom, uma publicação online russa, filiada ao Eurasian Media Group, que sucedeu o jornal soviético Za Rubezhom, fundado pelo excritor Maxim Gorky e que circulou entre 1930 e 1991.


Nove pessoas - uma equipe mista de brasileiros e russos, unidos pelo espírito de aventura e amor pelo mar - zarparão do Brasil carregando a bandeira do BRICS – é a forma que estes navegadores decidiram utilizar para assinalar o 20º aniversário do bloco. Os preparativos já estão a todo vapor, incluindo o abastecimento de provisões e a documentação necessária para a passagem pela Rota Marítma do Norte.


“Nossa viagem é dedicada ao BRICS porque, na minha opinião, o BRICS é muito mais importante do que qualquer outra associação do tipo”, disse Aleixo Belov ao Zarubejom. “Nosso futuro agora depende em grande parte do BRICS. É uma aliança muito forte de vários países grandes, incluindo o Brasil e a Rússia. E esses países vêm agora desempenhando um papel importante no cenário mundial”.


Aleixo e Serguei Shcherbakov, capitão do veleiro Fraternidade
Aleixo e Serguei Shcherbakov, capitão do veleiro Fraternidade

O iate a ser usado na viagem tem 21,5 metros de comprimento, com quilha rebaixável. É dez vezes superior ao iate Sibéria, do capitão Serguei Shcherbakov, em deslocamento de água e tem quase o dobro em comprimento. A embarcação é de aço e muito resistente, com dois motores de 300 cavalos de potência. Os iatistas o consideram ideal para navegar nas rigorosas latitudes do Ártico.


Serguei Shcherbakov, natural da cidade de Omsk, na Rússia, observa: “A expedição não é apenas um teste técnico de navegação, mas também uma oportunidade de intercâmbio cultural e científico entre nossos países”.


A expedição se tornou possível graças à amizade dos povos e, para ser mais preciso, do viajante de Omsk e capitão Serguei Shcherbakov e do engenheiro, iatista e escritor brasileiro Aleixo Belov, de Salvador. O destino uniu os dois marinheiros por acaso, e não no mar, mas em terra. Desde os primeiros instantes, o brasileiro e o russo reconheceram um no outro espíritos afins, e decidiram que um dia viajariam juntos.


Fonte: Eurasian Media Group, parceiro oficial de mídia da expedição.

O Eurasian Media Group foi criado em 2001. Inclui o portal de informações e análises “Eurasia Today”, a publicação digital “zarubejom.ru”, a Caspian News Agency e o centro multimídia internacional “Eurasia Today”. O “Eurasia Today” é um projeto informativo-analítico e educacional representado por um portal da Internet e uma revista. Ele cobre eventos importantes em economia, ciências, artes, cultura e esportes no continente eurasiático, fornece aos leitores conhecimentos sobre a história dos países da região e informa sobre os processos de integração internacionais nos marcos da UEE (União Econômica Eurasiática), ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático), OCX (Organização para Cooperação de Xangai) e outras associações.

Comentarios


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page