top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Vídeo: Lavrov vê no BRICS o fim do neocolonialismo

Em entrevista exclusiva à TV BRICS, parceira do jornal e da rádio TODA PALAVRA, o chanceler russo Serguei Lavrov fez um balanço da Cúpula do BRICS de Kazan e expressou, como poucas vezes se ouviu até agora, o verdadeiro conceito político e ideológico do bloco. Nas suas palavras, o BRICS é um movimento igualitário, de democratização das relações internacionais, que vai suplantar o neoliberalismo em breve.

TV BRICS

Ele externou o desejo de que a presidência brasileira da associação, no ano que vem, dê continuidade aos projetos iniciados na Rússia, como a criação de uma plataforma de comércio internacional independente do dólar, entre outras propostas.


Durante a entrevista, Serguei Lavrov falou sobre o crescente interesse de países em participar do BRICS. E destacou que a Declaração de Kazan foi aceita com base no equilíbrio de interesses, e não sob pressão, como costuma ocorrer em fóruns ocidentais.


"O principal "tom" dessa declaração é a necessidade de aumentar substancialmente a representatividade do Sul Global e do Leste Global nos mecanismos de governança global, incluindo o Conselho de Segurança da ONU, o FMI, o Banco Mundial e a OMC", afirmou ele.


Lavrov também falou sobre a presidência russa no BRICS, segundo ele, bastante produtiva; sobre a contribuição que os países parceiros poderão trazar para o bloco e outros assuntos: a adoção de um sistema de pagamento próprio; a cooperação cultural e humanitária entre os participantes; a segurança global; a abertura do Centro de Mídia Cultural e Informativo do BRICS+ em Moscou e as expectativas com a nova presidência rotativa do grupo em 2025, a cargo do Brasil.


O editor do TODA PALAVRA, Luiz Augusto Erthal, e a editora adjunta, Mehane Albuquerque, dublaram, a pedido da TV BRICS, essa importante entrevista para o português.


Confira:



Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page